Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Confira os destaques do primeiro dia de congressos promovidos na Hospitalar

Todos os anos, a Hospitalar é palco para os mais diversos congressos, simpósios e encontros promovidos por entidades e empresas de destaque do setor de saúde.

 Todos os anos, a Hospitalar é palco para os mais diversos congressos, simpósios e encontros promovidos por entidades e empresas de destaque do setor de saúde. Um público qualificado, formado por CEOs, diretores e profissionais participaram deste primeiro dia de programações científicas. Confira alguns destaques da terça-feira (22/05).

Revoluções pós-digitais e as estratégias de marca

A 4ª edição do evento de pré-abertura da GPeS Health Branding and Business, centro de especialidades em Comunicação e Marketing em Saúde, contou com palestra e bate-papo sobre marketing com executivos de algumas das mais importantes instituições de saúde do país.

O debate foi mediado por Gilmara Espino, sócia-diretora da GPeS. Walter Longo, especialista em comunicação e interatividade do Brasil, abriu o evento com uma discussão sobre o impacto das revoluções pós-digitais na área de saúde. A mesa foi composta por Denise Santos, CEO da BP, Jorge Moll, fundador e presidente do Conselho da Rede D’Or São Luiz, e Renato Velloso, responsável por Desenvolvimento de Mercados e de Novos Negócios do Dr. Consulta.

O paciente 4.0: quem ele é e como os hospitais devem lidar com ele?

Pela manhã, a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) abriu a programação do Hospital Summit. Com três salas exclusivas e seminários simultâneos, leva ao público discussões iniciais que permeiam as gestões hospitalares e os desafios do setor da saúde.

Entre os debates desta terça, a sala 1 trouxe o tema O novo paciente 4.0: estamos preparados para atendê-lo?”. Contou com a participação de Cesar Biselli, coordenador de Inovação e Telemedicina do Hospital Sírio-Libanês, Marcia Makdisse, gerente de Prática Médica e Gestão de Valor do Hospital Israelita Albert Einstein, e Geilson Silveria, CEO da Doctor Med.

Biselli destacou que, para entender o novo paciente, é preciso questionar o “Why”, ou seja, buscar conhecer muito bem seu perfil, necessidades, vontades. “O paciente já chega informado, o médico passa a ser coach. Os médicos têm que parar de pensar que a resposta está em si: o médico vai ajudá-lo, mas o paciente é quem decide”.

A programação do Hospital Summit continua nesta quarta-feira (23/05).

Política Industrial e Regulação de Produtos da Saúde

A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) iniciaram, nesta terça (22/05), a IX Jornada de Ação em Política Industrial e Regulação de Produtos da Saúde, que segue até sexta-feira (25/05).

A cerimônia de abertura contou com fala do presidente da ABIMO, Franco Pallamolla, com os representantes da Anvisa,  Fernando Mendes Garcia Neto, diretor de Regulação Sanitária e diretor de Autorização e Registro Sanitário, e Alessandra Bastos Soares, diretora de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

Pallamolla destacou a importância da indústria no cenário nacional, assim como também defendeu que, para parcerias de sucesso, é preciso haver respeito. “Pode parecer difícil, mas havendo respeito entre o setor regulado e órgão regulador, podemos superar qualquer diferença”, afirmou. “Não podemos banalizar nossa qualidade em uma régua baixa, a indústria tem feito um esforço muito grande em regulação e em qualidade.”

Automação em farmácia clínica e hospitalar

O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo promoveu, nesta terça (22/05), o painel “Automação em Farmácia Clínica e Hospitalar”. Marcelo Polacow Bisson, conselheiro do CRF-SP e professor da Faculdade de medicina ABC e Oswaldo Cruz, comentou no evento a importância do uso da tecnologia para automatizar o hospital. Estoque, gestão, medicamentos, destacamento de pessoal, por exemplo, são áreas que devem usar tecnologia para quebrar seus paradigmas e pensar fora da caixinha, “O mundo mudou, e precisamos acompanhar suas demandas”, complementou Bisson.

Para conseguir trilhar esse caminho, Bisson reiterou que é preciso planejar. “É preciso investir em formação, capacitação e especialização. A tecnologia da informação é peça-chave para conseguir a transformação do hospital, sempre com foco no paciente”.

Empreendedorismo e temas para pequenas e médias empresas

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveu, nesta terça-feira (22/05), um painel sobre tema “Os polos de saúde no Brasil: cenários e oportunidades estratégicas”. Contou com a presença de especialistas de todo o país para discutir o panorama do mercado de saúde, o investimento em inovação, o impacto social dos negócios e a judicialização do setor, entre outros assuntos.

Pontes entre o público e o privado

O Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs) reuniu representantes dos hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês, Moinhos de Vento, Oswaldo Cruz e do Coração para mesa redonda sobre os avanços das parcerias público-privadas. Francisco Assis Figueiredo, representante da  Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, e Ana Cristina Wanzeler, representante da Secretaria Executiva, estiveram presentes na abertura do evento. O encerramento ficou a cargo de Francisco Balestrin, presidente do Conselho do CBEXs.

Saúde Inteligente: Tecnologia mudando a realidade

O médico venezuelano radicado nos Estados Unidos, educador e healthcare futurist Rafael Grossmann esteve presente no estande da ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde) e na palestra magna promovida pela entidade nesta terça. O estudioso falou da interseção entre tecnologia e saúde. Ele ficou conhecido no mundo inteiro por ter sido o primeiro profissional a utilizar o Google Glass durante uma cirurgia.

Confira a programação da Hospitalar desta quarta-feira (23/05)

Tecnologia, facilities, reabilitação e gestão serão abordados nos eventos que acontecem durante a Hospitalar nesta quarta-feira (23/05). Não perca!

A programação completa está disponível online.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar