Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Confira os destaques do terceiro dia de congressos promovidos na Hospitalar

Todos os anos, a Hospitalar é palco para os mais diversos congressos, simpósios e encontros promovidos por entidades e empresas de destaque do setor de saúde.

Todos os anos, a Hospitalar é palco para os mais diversos congressos, simpósios e encontros promovidos por entidades e empresas de destaque do setor de saúde. Um público qualificado, formado por CEOs, diretores, especialistas técnicos e científicos, gestores das mais variadas áreas e médicos de renome nacional e internacional participaram deste terceiro dia de programações científicas e tecnológicas. Confira alguns destaques desta quinta-feira (24/05).

Gestão em foco

Com um formato inédito de conteúdo, a Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH) promoveu seu segundo dia de talk show na Hospitalar com quatro eixos temáticos: gestão de pessoas, comunicação, saúde e envelhecimento populacional e novas tecnologias.

O evento aconteceu no auditório 5 do 1º mezanino, e reuniu as principais lideranças e gestores da área da saúde. Foi realizado em parceira com a BP, o Hospital das Clínicas-FMUSP, o Hospital São Cristóvão e o Hospital Sírio-Libanês. Destaque para as palestras do professor Gonzalo Vecina Neto, da Faculdade de Saúde Pública da USP, e Antonio Carlos Onofre Lira, superintendente de Tecnologia da Informação na Seguros Unimed. Eles abordaram, respectivamente, quais os desafios do administrador hospitalar para a construção do futuro da saúde e Saúde 4.0.

Empreender com sucesso e melhores práticas

Nesta quinta-feira (24), foi o último dia do evento da Hospitalar Med, realizado pela Sucesso Médico em parceria com a Hospitalar. O 1º Fórum Internacional de Melhores Experiências e Práticas em Empreendedorismo, Inovação, Gestão de Carreira, Comunicação e Marketing para a Comunidade Médica apresentou um conteúdo voltado para negócios, atração de clientes e aumento do resultado financeiro.

A programação trouxe um time de advisors, gestores e empreendedores, como Mario Sérgio Adolfi Jr., eleito pelo MIT Tecnology Review um dos 10 jovens mais inovadores do Brasil.

Reabilitação em pauta

A área científica marcou presença na Hospitalar com o Fórum Mobilidade Urbana – Simpósio Científico Ottobock, com palestras promovidas nos dias 23 e 24. Palestrantes de renome nacional e internacional, de instituições como AACD, Rede Lucy Montoro, ITA – Instituto de Tecnologia Assistiva e da Ottobock do Brasil, estiveram presentes.

Tecnologia e gestão nortearam debate da Planisa

Nesta quinta-feira (24) a Planisa realizou seu IV Fórum Planisa de Gestão em Saúde, que debateu a eficiência na gestão de recursos públicos da saúde, inovação, governança cognitiva e como a tecnologia pode contribuir para a gestão de custos na saúde.

Marcelo Tadeu Carnielo, diretor da Planisa, Ubirajara Maia, diretor de Desenvolvimento da MV, Deusdedith Vaz, subsecretário de Saúde do Estado de Goiás, Renato Couto, diretor do IAG, entre outros.

Agenda em soluções para o setor   O Instituto Coalizão Saúde (ICOS) promoveu, nesta quinta (24/05), seminário para discutir o uso de dados na saúde e modelos de pagamento baseados em valor. A abertura do evento foi feita pelo conselheiro da entidade e também CEO do Hospital Israelita Albert Einstein, Henrique Neves.   Neves iniciou sua participação destacando a visão do ICOS, de ser “referência e propor soluções para transformar o sistema da saúde”. Ele acrescentou que, entre os valores, desde o início da fundação do Instituto, a defesa da competição sempre foi pautada.  O ICOS também lançou na Hospitalar um livro que traz as contribuições realizadas pelo Instituto para a agenda da saúde, incluindo tópicos como o estímulo à oferta, fortalecimento à atenção primária da medicina de saúde, ampliação da inovação e divulgação de dados públicos e privados. 

Evento técnico e especializado enriquece ainda mais a Hospitalar

Realizado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-3), o Simpósio CREFITO-3: Novas tecnologias em fisioterapia e terapia ocupacional contou com palestras sobre temas como cateter de alto fluxo em neonatologia e pediatria, ventilação oscilatória de alta frequência (VAFO), realidade virtual em reabilitação, desafios da tecnologia assistiva no Brasil e inovações no tratamento de apneia do sono, uso do CPAP e terapia comportamental.

Wagner Lopes da Silva, delegado do CREFITO-3, membro da Câmara Técnica de Tecnologia e Desenvolvimento. Fisioterapeuta do InCor – HCFMUSP e da Rede Lucy Montoro, Maria Aparecida Ferreira de Mello, Terapeuta ocupacional, pós-doutora pela University of Florida em Tecnologia Assistiva e Educação à Distância e doutora em Tecnologia Assistiva e Geriatria e Fernanda Camargo, delegada do CREFITO-3, coordenadora da Liga Nacional do Sono e membro do Departamento de Sono da ASSOBRAFIR foram alguns dos palestrantes.

Redução de custos sem comprometer o atendimento

O IEPAS promoveu o seu tradicional Congresso Brasileiro de Gestão em Clínicas de Serviços de Saúde. Nesta 13ª edição, o tema central foi “Sustentabilidade e qualidade: é possível reduzir custos sem comprometer o atendimento”. Foram abordadas as tendências que mudarão o segmento de clínicas, a necessidade de incorporar novas fontes de receita e os desafios para a fidelização de pacientes, além de outros temas.

Destaque para o módulo “Qualidade e Segurança do Paciente” que, após a palestra, teve uma interação com a platéia. O congresso foi promovido pelo SINDHOSP, FEHOESP, CNS, FENAESS e IEPAS.

Regulação e atualização

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou o Painel Anvisa: Atualização Regulatória do IMDRF e MDSAP e apresentou discussões do International Medical Device Regulators Forum (IMDRF) e do Programa de Auditoria Única de Produtos para Saúde (MDSAP) sobre boas práticas regulatórias e a atualização do MDSAP.

Especialistas em regulação, fiscalização, inspeção e tecnologia da Anvisa promoveram as plenárias com bastante conteúdo técnico e regulatório.

5º Fórum de Dor

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo promoveu o 5º Fórum de Dor: Atualizações e Novas Perspectivas. Especialistas da divisão de Neurocirurgia e Neurologia do hospital deram o tom do evento, com abordagens científicas e promoção das melhores práticas em cuidados com a dor.

Destaque para o uso de canabinoides e novos fármacos para o tratamento da dor.

Inovação: como financiar seu projeto

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) veio para a Hospitalar 2018 para apresentar as inovações em pesquisas científicas e tecnológicas na área da saúde, além de mostrar as formas de financiamento a projetos de pesquisa no Brasil, com parcerias com o sistema privado e também por meio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Destaque para o palestrante, professor Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP. Graduado em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Cruz obteve os títulos de Mestre e de Doutor no Instituto de Física Gleb Wataghin, onde leciona desde 1982. Atualmente é professor titular no Departamento de Eletrônica Quântica.

Painel ABRAMED: Inovações na Medicina Diagnóstica e seus Benefícios

O mercado de Diagnósticos permanece aquecido, principalmente com as novas tecnologias que vem chegando. A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) aproveitou para abordar o que há de mais recente nesse mercado em todo o mundo e mostrar as novas ferramentas de diagnóstico que auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças.

Thiago Júlio, coordenador médico de Tecnologia e Inovação do Grupo DASA, e Gustavo Meirelles, gestor médico em Radiologia com ênfase em Estratégia e Inovação do Grupo Fleury e CEO da Ambra Saúde, foram os palestrantes do evento.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar