Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Congresso de Reabilitação na Hospitalar 2019 aborda novas tecnologias

Entre os dias 21 e 24 de maio o Expo Center Norte recebe um dos mais importantes eventos de saúde e a principal plataforma de negócios e networking do setor na América Latina, a Hospitalar.

Entre os dias 21 e 24 de maio o Expo Center Norte recebe um dos mais importantes eventos de saúde e a principal plataforma de negócios e networking do setor na América Latina, a Hospitalar.

Uma das vertentes de conteúdo da programação é o congresso de reabilitação, que trará, durante os quatro dias do evento, novas soluções e equipamentos para reabilitação, ortopedia, fisioterapia, home care, bens de consumo, componentes, cuidados pessoais, eletro médicos, órteses, próteses, equipamentos de resgate, ambulâncias e transformadoras de veículos.

Durante a feira, será realizado o “Congresso de Reabilitação: Tecnologia e Saudabilidade” que será dividido em 4 dias de imersão, com dois workshops: “Amputações: Definições E Significados” e “Reabilitação, Tecnologia e Inovação”, além de dois simpósios: “Tecnologias E Qualidade De Vida” e “Reabilitação Oncológica Na Trajetória Do Cuidado”.

A coordenadora científica do congresso, Dra. Linamara Rizzo Battistella, ressalta que as tecnologias abordadas no congresso são grandes aliadas da área da saúde e que desempenham um papel significativo nos tratamentos de reabilitação. “O acesso a tecnologias essenciais de saúde é um aspecto fundamental da cobertura universal da saúde, e garantir o acesso oportuno a essas tecnologias a todos que precisam é um desafio que exige o fortalecimento do sistema de saúde e de sua relação com fabricantes, distribuidores, prestadores de serviços e usuários. As tecnologias de reabilitação e as tecnologias assistivas desempenham um papel muito importante na recuperação e na manutenção da funcionalidade de pessoas que têm condições de saúde incapacitantes de forma permanente ou temporária. Essas tecnologias são ferramentas, equipamentos ou produtos que podem auxiliar as pessoas com deficiência a realizar atividades e participar da sociedade no lar, na escola, no trabalho e na comunidade, incluindo suas atividades de vida diária, podendo ainda facilitar o cuidado por outras pessoas”, conta.

Ela ainda revela que este pilar é também responsável por fomentar a economia brasileira. “O mercado de tecnologias assistivas brasileiro tem grande importância do ponto de vista econômico. Em 2018, o Ministério da Saúde financiou, por meio do Sistema Único de Saúde, a compra de milhares de produtos assistivos para auxiliar a mobilidade, a audição e a visão de inúmeros usuários. Foi um investimento superior a 320 milhões de reais. Internacionalmente, as importações brasileiras de produtos assistivos superaram os 777 milhões de dólares, trazendo para o mercado brasileiro produtos produzidos nos EUA, China, Alemanha, Suíça e Irlanda, por exemplo. No entanto, nossas exportações, ainda que tenham alcançado os 145 milhões de dólares e tenham chegado a países como Suíça, EUA, China, Costa Rica e Colômbia, entre outros, ainda são apenas uma parcela do que nossa indústria poderia produzir e exportar,” explica a coordenadora científica do congresso.

Dra. Linamara Rizzo destaca que a Hospitalar é uma oportunidade de se inteirar dessas informações e disseminar este tipo de conhecimento para o mercado. “Certamente a Hospitalar nos ajuda a superar estas barreiras que ainda existem no mercado. As políticas públicas são eficientes, mas a transformação social se faz quando o mercado está alinhado e preparado para investir naquele produto. Com a feira, materializamos os direitos de todos os humanos e vislumbramos superar nossas metas para alcançar um futuro melhor para todos os brasileiros. É um orgulho participar desse empreendimento,” finaliza.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar