Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Congresso de Reabilitação: veja os destaques do primeiro dia do evento

Uma das grandes novidades da Hospitalar deste ano, o Congresso de Reabilitação iniciou seu primeiro dia de programação abordando o tema da redução de custos e aumento da qualidade assistencial.

Uma das grandes novidades da Hospitalar deste ano, o Congresso de Reabilitação iniciou seu primeiro dia de programação abordando o tema da redução de custos e aumento da qualidade assistencial.

A abertura ficou a cargo de Linamara Rizzo Battistella, coordenadora científica do Congresso e presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e Maria Cláudia Ferrari, representante do Ministério Ciência e Tecnologia e inovações e comunicações.

Dra. Linamara destacou a importância estratégica da reabilitação para a melhoria do tratamento ofertado aos pacientes, para a experiência do bem-estar e também para os custos das instituições de saúde. “Nós tradicionalmente fazemos os tratamentos da fase aguda, mas, muitas vezes, não oferecemos ao paciente a oportunidade de um completo bem-estar porque não acionamos a segunda etapa do tratamento, a reabilitação, que cabe ao médico fisiatra”, comentou a especialista. “Quando adicionamos a reabilitação no momento certo, causa um grande impacto no orçamento do hospital e também na qualidade de vida desse paciente.”

A representante do Governo Federal, Maria Cláudia Ferrari, falou sobre a satisfação em investir e incentivar a reabilitação como uma parte essencial no cuidado. “Desejo que, em cada um que está aqui, nasça a satisfação e a alegria que eu encontrei dentro do tema de reabilitação, mesmo tendo uma formação de engenharia eletrônica. Para nós do Ministério é uma satisfação ver a superação de um paciente que consegue se recuperar graças ao trabalho da reabilitação”, comenta.

Em seguida, o público pode ver a apresentação do médico Daniel Pimentel, professor da FMUSP. Em sua palestra, ele discutiu sobre a especialidade médica do fisiatra, considerada recente na literatura e que vem se desenvolvendo desde as grandes guerras mundiais, quando massas de ex-soldados precisavam ser reinseridos à sociedade. Hoje esse profissional está cada vez mais especializado e contribui como uma nova perspectiva no setor da saúde.

“Hoje temos profissionais fisiatras que trazem grandes contribuições na melhoria das condições de vida dos pacientes, principalmente no tratamento das dores. A dor se tornou uma especialidade dentro da própria fisiatria e, ao estudarmos os aspectos desses sintomas, podemos fazer abordagens mais assertivas, que trazem grandes melhorias aos pacientes, muitas vezes sem a necessidade de cirurgias. Isso melhora a percepção do paciente sobre o seu próprio tratamento e também diminui custos para o hospital em diversos processos que podem ser dispensados após uma rigorosa avaliação”, detalhou o médico em sua palestra.

O Congresso de Reabilitação, realizado pela Hospitalar, em cooperação com a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, trará durante os quatro dias do evento, novas soluções e equipamentos para reabilitação, ortopedia, fisioterapia, home care, bens de consumo, componentes, cuidados pessoais, eletromédicos, órteses, próteses, equipamentos de resgate, ambulâncias e transformadoras de veículos.

Nesta quarta-feira (22), o espaço contará com um workshop “Amputações: definições e significados, que será realizado no Pavilhão Vermelho, no horário de 13h30 às 16h30. O evento é gratuito e aberto ao público.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar