Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

“De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” realiza primeira oficina de auto maquiagem no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

Oficinas devem acontecer mensalmente no hospital e contarão com a colaboração voluntária de maquiadores profissionais

oficinahospitalbeneficencia2Em uma sala do Beneficência Portuguesa de São Paulo, 16 mulheres em tratamento oncológico aguardavam ansiosas pela chegada do projeto De Bem com Você – a Beleza contra o câncer, que teve seu lançamento neste hospital em 29 de julho, na capital paulista. A iniciativa, coordenada pelo Instituto ABIHPEC - braço de responsabilidade social da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - ensinou oficinas de automaquiagem às pacientes, a fim de melhorar a autoestima, a valorizar a beleza e a contribuir com o bem-estar.

Na ocasião as pacientes demonstraram, entre sorrisos e interação entre elas, satisfação em fazer parte desta iniciativa. “O projeto trouxe alegria para mim.  Há muito tempo não me maquiava e hoje senti felicidade e um olhar mais brilhante”, disse emocionada uma das participantes.

“Quando você se vê sem cabelo e sem sobrancelha, durante um tratamento debilitante, você se sente feia e desanimada. O projeto traz vida, incentiva, ensina e dá ânimo. Quando me olhei no espelho e me vi bonita, maquiada, com a pele viçosa, foi maravilhoso”, conta Adriana da Silva Martins que participou da oficina a convite da amiga Idelmice Amaral da Rocha. “Quem está passando por esse tratamento, enfrenta momentos difíceis, de tristeza. Então, quando soube que teria uma oficina de automaquiagem, fiquei muito animada e contei os dias para chegar. Participar deste projeto foi uma autoestima a mais para a todas nós”, conta Idelmice.

Walquiria Aparecida de Silva, ou Wal Silva, como gosta de ser identificada, também participou pela primeira vez de uma oficina do projeto e conta como a maquiagem ajuda diariamente em sua autoestima. “A beleza, para quem está doente, é muito importante. Quando passamos pelo tratamento, a aparência fica abatida, então, ao se olhar no espelho, o reflexo da doença é assustador. Por esse motivo, é importante trabalhar a autoestima. Todos os dias eu passo um batom colorido, coloco minha peruca e aplico uma maquiagem bem forte. Não tenho cílios, então disfarço. Ninguém percebe”, ri ao explicar seus hábitos diários.

oficinahospitalbeneficencia3O “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” não impactou apenas as participantes. Paulo Lázaro Moraes, médico radioterapeuta do hospital Beneficência Portuguesa, disse que projetos como esse mudam a vida das pacientes. “Elas passam a se reconhecer melhor depois de um tratamento difícil e começam a ter uma autoestima mais elevada, o que é muito importante para o tratamento”, explica.

Segundo ele, o aumento da autoestima é capaz de melhorar até mesmo o sistema imunológico contribuindo para defender o organismo contra o câncer: “Essas pacientes têm mais chance de ter um melhor resultado na batalha contra a doença”, completa.

Claudine Duarte, que faz parte do projeto há dois anos como voluntária, disse ser transformador ajudar ao próximo. “Faço trabalho voluntário há alguns anos e me sinto satisfeita e completa. Muitas dessas pacientes nunca se maquiaram, outras não têm acesso a esses produtos, então eu me sinto feliz em vê-las felizes. Além disso, os momentos que passamos por aqui são sempre maravilhosos”.

oficinahospitalbeneficencia1As oficinas devem acontecer mensalmente no hospital Beneficência Portuguesa e contarão com a colaboração voluntária de maquiadores profissionais. O projeto tem o patrocínio de empresas do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos que, além de suporte financeiro, doam produtos para utilização nas oficinas, realizadas em hospitais que atendem predominantemente pacientes da rede pública de saúde. Os atendimentos têm o apoio da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Sociedade Brasileira de Dermatologia, entre outros.

Desde que o “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer” foi criado, em 2011,  o Instituto ABIHPEC vem promovendo o crescimento que, já em 2016, deve atingir a marca de cerca de 3.500 pacientes. Atualmente o projeto está presente em 27 hospitais, localizados na cidade São Paulo e na Grande São Paulo (Guarulhos, Sorocaba, Marília, Santos, Pariquera-Açu, São José dos Campos, Campinas e Barretos); e nos Estados da Bahia, Paraná, Minas Gerais e Fortaleza.

Os interessados em participar como voluntários do programa De Bem com Você podem se cadastrar no site: http://debemcomvoce.org.br/participe/quero-ser-voluntario/

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar