Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Dr. Cesar Gomes Victora recebe prêmio em noite de homenagens

O Prêmio Hospitalar – Personalidade do Ano na Área de Saúde foi entregue, neste ano, a dr. Cesar Gomes Victora, um dos mais reconhecidos pesquisadores brasileiros na área de saúde e nutrição materno-infantil, amamentação, coortes de nascimento e desigualdades sociais. A premiação aconteceu no dia 23 de maio, no Teatro Santander, em São Paulo, durante o tradicional jantar de confraternização com lideranças, empresários e profissionais da saúde.

O Prêmio Hospitalar – Personalidade do Ano na Área de Saúde foi entregue, neste ano, a dr. Cesar Gomes Victora, um dos mais reconhecidos pesquisadores brasileiros na área de saúde e nutrição materno-infantil, amamentação, coortes de nascimento e desigualdades sociais. A premiação aconteceu no dia 23 de maio, no Teatro Santander, em São Paulo, durante o tradicional jantar de confraternização com lideranças, empresários e profissionais da saúde.

Instituído em 2005, o Prêmio é oferecido anualmente aos profissionais que se destacaram no setor e que contribuíram para o desenvolvimento da saúde brasileira. “Ao longo desses 14 anos destacamos cientistas, pesquisadores, médicos e empreendedores sociais. Mas o nosso olhar nunca deixou de focar na figura do médico, aquele que além de acolher as pessoas em seus momentos de maior fragilidade, tem a responsabilidade e a habilidade de devolvê-las à vida plena e ativa. Ao optar pela carreira de epidemiologista, o dr. Cesar Victora passou a estudar os motivos pelos quais as pessoas adoecem e a pesquisar maneiras de evitar ou retardar as ocorrências. Seus estudos têm seguidores nos cinco continentes. Que orgulho saber que um médico brasileiro é o autor de parâmetros de crescimento infantil utilizados por pediatras do mundo inteiro”, declarou a dra.  Waleska Santos, fundadora e presidente da Hospitalar.

Com mais de 600 publicações científicas e 22 mil citações no Web of Science, o médico dirigiu o primeiro estudo a detectar a relação direta entre a amamentação exclusiva e a prevenção da mortalidade infantil. Essas pesquisas deram origem às curvas de crescimento infantil da OMS, adotadas atualmente em mais de 140 países. Ele coordenou também um consórcio internacional de pesquisa, incluindo cinco coortes de nascimentos em países de renda baixa e média, reunindo informações sobre a saúde de 11 mil crianças, monitoradas do nascimento à idade adulta. A análise do impacto da nutrição precoce sobre o desenvolvimento de fatores de risco para doenças crônicas na vida adulta levou os pesquisadores a elaborar o conceito de “janela de oportunidades”, preconizando que intervenções nutricionais em saúde maternoinfantil devem priorizar os primeiros 1.000 dias, do início da gestação aos dois anos de vida.

“Eu me sinto muito honrado com essa homenagem, pois ela vem de uma área que não faço parte. Sou um pesquisador e não sou um médico de hospital. Por isso, eu sinto que esta homenagem é mais valiosa ainda, pois não vem de uma comunidade de epidemiologistas. É o reconhecimento de evento tão importante quanto a Hospitalar e o resultado do sonho de 40 anos, quando me formei pela Universidade Federal de Pelotas e fui ao interior com vontade de pesquisar o perfil de uma população. Estes estudos se desenvolveram, e hoje criamos padrões internacionais em relação a amamentação, que são aplicados aqui no Brasil, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou para o meu neto que mora nos Estados Unidos. Temos muito a comemorar. Estamos evoluindo cada vez mais na medicina preventiva, e esse conhecimento é chave para que possamos compreender melhor diversas doenças que podem ser evitadas desde o nascimento”, declarou em seu discurso.

Outra premiação importante da noite foi a entrega do Troféu Walter Schmidt, que, neste ano, destacou Daniel Dias, um dos maiores nadadores paralímpicos masculino do mundo, com 24 pódios. O atleta nasceu prematuramente e sobreviveu graças ao empenho da equipe médica e o amparo da tecnologia neonatal. Como o atleta não pôde comparecer à cerimônia, o troféu foi entregue aos seus pais, Paulo e Rosana Dias, por Djalma Luiz Rodrigues, presidente executivo, e Karin Schmidt Rodrigues Massaro, diretora e presidente do Conselho da Fanem.

O Troféu Walter Schmidt leva o nome do pioneiro da neonatologia, figura notável da indústria médica brasileira, e há 17 anos destaca personalidades que trabalham para o desenvolvimento do setor de saúde brasileiro. Nesta edição, pela primeira vez, o troféu foi entregue a alguém que foi beneficiado pelos avanços da tecnologia médica.

A direção da Fanem também homenageou o professor dr. Antônio Carlos Fernandes por sua relevante participação profissional e humana no processo de reabilitação de Daniel Dias, assim como de outros milhares de pacientes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). O professor Antônio Carlos não pôde participar da cerimônia e foi representado por dra. Linamara Battistella, secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Homenagens e show

Na edição em que completou 25 anos, a Hospitalar promoveu em seu tradicional jantar um show de dança e a apresentação da atriz Alessandra Maestrini, que, além de ter sido a mestre de cerimônias do evento, arrancando risos da plateia, também apresentou uma belíssima sequência de números musicais em homenagem aos 25 anos da Hospitalar.

“Nós estamos felizes porque vocês estão felizes. Desde que compramos a Hospitalar vimos a difícil missão de perpetuar a alma – e a personalidade - do evento da maneira como foi construída pela dra. Waleska Santos e Francisco Santos”, destacou Jean-François Quentin, CEO UBM Brazil.

Sérgio Gonçalves, diretor de governos e instituições do Santander deu as boas-vindas aos participantes do jantar e reafirmou o compromisso do banco nos investimentos direcionados no setor da saúde, ressaltando principalmente a importância da Hospitalar para o setor. “Parabéns a todos vocês, profissionais, especialistas, expositores, visitantes, que fazem parte deste evento tão grandioso. O Santander reafirma o seu compromisso como investidor no setor saúde. Há 13 anos acompanhamos a Hospitalar com propostas, serviços e opções para que possamos crescer cada vez mais”, afirmou.

A coordenação da Hospitalar, por meio da UBM Brazil, também fez homenagens a Paulo Magnus, presidente e fundador da MV; a Djalma Luiz Rodrigues, presidente executivo da Fanem, e Karin Schmidt Rodrigues Massaro, diretora e presidente do Conselho da Fanem, que participam da Hospitalar desde a sua primeira edição e representam a confiança e bom relacionamento do setor da saúde com a feira ao longo de todos os anos. Também foi feito um agradecimento formal ao U.S. Commercial Service São Paulo, representado pela Cônsul Comercial, Sarah Cook, por seus esforços para oferecer aos visitantes da Hospitalar uma agenda repleta de ações durante toda esta semana.

Em seu discurso, Paulo Magnus destacou a importância do setor de saúde. “Num momento de crise como esse percebemos ainda mais a importância do setor da saúde e de um evento como a Hospitalar. Nós que formamos o setor da saúde somos responsáveis por 10% do PIB do país, trazendo serviços, empregos e oportunidades de negócios que aquecem e movimentam a nossa economia. Uma prova disso foi o nosso estande, onde tivemos os melhores dias de evento dos últimos 10 anos. Só temos a agradecer a Hospitalar, em nome da dra. Waleska Santos e do grupo UBM Brazil, representando por Jean-François Quentin, CEO, e Rodrigo  Moreira, diretor de estratégia. Somos nós e vocês, empreendedores, que faremos a diferença criando um legado para o futuro deste país”, discursou Paulo Magnus.

Rodrigo  Moreira, diretor de estratégia da UBM Brazil, aproveitou a ocasião para agradecer ao equipe que torna o evento possível. “Eu parabenizo toda a nossa equipe, que tem feito um trabalho maravilhoso para que todos os expositores possam voltar para casa levando o impacto de participar do nosso evento. Tudo para que possamos caminhar cada vez mais com uma saúde humanizada e que esses eventos consigam prosperar em prol da saúde.”

Presente no evento, dr. Yussif Ali Mere Junior, presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SINDHOSP), ressaltou a importância do jantar e da feira.   “A Hospitalar é um momento sublime da saúde na América do Sul. É quando temos uma oportunidade como esta para confraternizar entre os representantes do setor. Estamos no meio da Feira e já podemos comemorar os ótimos resultado que tivemos em relação aos anos anteriores. Uma prova da importância do setor da saúde para a economia e uma amostra de como ele reage rapidamente em momentos de crise.”

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar