Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Especialize-se na Holanda: País está de braços abertos para profissionais de saúde

Especialize-se na Holanda: País está de braços abertos para profissionais de saúde

Com 6 universidades entre as 100 melhores do mundo em medicina, os Países Baixos oferecem oportunidades de bolsas de estudo e pesquisa para mestrandos e doutorandos em Ciências da Saúde.

Para os estudantes e profissionais de Ciências da Saúde, a Holanda tem despontado como um destino atraente pelos diversos centros de pesquisa de excelência, inovação e pioneirismo. Além disso, com 12 universidades entre as 200 melhores do mundo no ranking Times Higher Education, o país conquistou o título de 4º maior ensino superior do mundo. Para atrair talentos e fomentar a saudável multiculturalidade, o ensino superior holandês adota uma estratégia internacionalização suportada por mais de 2100 cursos de graduação e pós ministrados em inglês e várias opções de bolsas de estudo para estrangeiros – algumas chegam a financiar até 100% dos estudos. Hoje existe inclusive uma bolsa exclusiva para brasileiros, a Orange Tulip Scholarship, criada em 2013 pelo Nuffic Neso Brazil, escritório encarregado de promover a aproximação entre estudantes daqui interessados em estudar na Holanda e as instituições de lá interessadas em recebê-los.

“Às vezes, quando pensamos em estudar no exterior, enxergamos apenas EUA ou Inglaterra”, diz. “A verdade é que existem muitas outras oportunidades e a Holanda, como terceiro maior produtor de conhecimento do mundo e com quase 90% da população falante do inglês, é uma excelente opção ”, explica Gabriel Liguoroli, bolsista da  Universidade de Groningen, onde se dedica a pesquisar engenharia de tecidos e o desenvolvimento de próteses cardiovasculares. “Traduzindo, meu objetivo é construir tecidos para serem utilizados durante a cirurgia cardíaca, como vasos e valvas, com as células-tronco do próprio paciente. ”

Parece futurista, mas a criação artificial de órgãos é uma frente promissora na ciência médica, graças a impressão 3D, tanto de objetos de plástico quanto com biomaterial. Referência na área, o pioneirismo da Holanda foi um dos fatores que atraiu Gabriel para desenvolvimento do seu projeto de pesquisa e de vida. “A segunda fase do doutorado, que envolve testes das próteses, deve acontecer já no Brasil. Será mais um passo rumo ao meu principal sonho: fabricar e transplantar o primeiro coração bioartificial no país e, quem sabe, no mundo”

Além de profissionais de saúde, as universidades holandesas também oferecem capacitação de auto nível para profissionais de tecnologia. É o caso do empresário Joni Hoppen, fundador da Aquarela, empresa que atua na área de big data, prestando consultoria e oferecendo o serviço e as vantagens de sua ferramenta própria, o VORTX, uma solução cloud-based para análise de grandes volumes de dados. O Ministério do Turismo e o da Educação já estiveram entre os clientes, assim como grandes empresas do setor de tecnologia. “Hoje, o nosso maior cliente é o Governo de São Paulo. Vamos estudar a criminalidade e questões relacionadas ao zika”, diz Joni, mestre em Tecnologia de Informação pela University of Twente.

“Uma das razões para a decisão de estudar na Holanda foi perceber que muitas empresas daqui não são criadas com a ideia de prestar serviços para o mundo. A Holanda, ao contrário, é um país muito aberto e me deu treinamento para que eu conseguisse ter uma visão internacional na criação do meu produto. Voltei com a ideia de criar uma empresa de espírito brasileiro, criativo e inovador, e com o perfil holandês, extremamente pragmático. ”

No site do Nuffic Neso Brazil, uma ferramenta ajuda a escolher o curso que condiz com seu perfil. A fundação também estará presente na Feira Hospitalar, que acontece entre os dias 16 e 20 de maio, no ExpoNorte, em São Paulo. Na ocasião, é possível conhecer as oportunidades de estudo, pesquisa e bolsas disponíveis para brasileiros no país.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar