Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Fórum Einstein/IHI reúne palestrantes de nove países e confirma compromisso com a segurança do paciente

Fórum Einstein/IHI reúne palestrantes de nove países e confirma compromisso com a segurança do paciente

 O 3º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança do Paciente, promovido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em parceria com o IHI (Institute For Healthcare Improvement), reuniu grandes nomes do setor de saúde com o objetivo de debater a qualidade do atendimento assistencial, experiência do paciente e segurança. Durante três dias – de 28 a 30 de agosto – o evento abrigou também o 4º Fórum de Líderes do Setor da Saúde, o 1º Fórum Internacional de Pesquisa e Inovação em Enfermagem, o 2º Simpósio Internacional de Experiência do Paciente, o 2º Simpósio Internacional sobre Fluxo do Paciente e o Mini Curso Ciências da Melhoria. No total, forma 110 horas de palestras com 91 palestrantes de nove países.

No primeiro dia, o 4º Fórum de Líderes da Saúde teve a abertura do presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Sidney Klajner, que falou sobre saúde mental, que representa mais de 30% das doenças que não levam ao falecimento, mas têm extrema importância na nossa sociedade. “Fomentar políticas de prevenção de saúde é o caminho para o sistema de saúde sustentável, que consiga atingir um número maior de pessoas. Acredito que desse fórum possam surgir ideias e programas que melhorem a saúde para a população”, concluiu.

Em sua apresentação, Claudio Lottenberg, presidente da UnitedHealth Brasil e do Conselho do Einstein, falou da saúde mental no Brasil e no mundo, trazendo dados do Global Burden Disease (World Bank). Entre eles, o fato de que cada US$ 1 investido em prevenção e manejo da saúde mental traz uma economia de até US$ 6 em custos devidos ao agravamento das condições do paciente. A doença mental está claramente associada à vulnerabilidade social e representa um terço de todas as doenças prevalentes no mundo. No Brasil, destacam-se como principais o alcoolismo, a depressão e a ansiedade.

A programação contou ainda com o CEO Day, que reuniu diversos representantes da saúde, de cinco países, para discussão de uma proposta de saúde populacional para a Aliança Latino-Americana de Saúde. Durante esse encontro, Dr. Sidney Klajner ressaltou a importância dos países reunidos aqui em São Paulo terem um compromisso com um programa sólido de saúde populacional.

No segundo dia, foi lançada uma campanha nacional, em que os seis hospitais de excelência (Einstein, Osvaldo Cruz, BP, HCor, Moinhos de Vento e Sírio-Libanês), que fazem projetos para o PROADI\SUS, realizarão em conjunto com o Ministério da Saúde em favor da segurança do paciente.

Trata-se de um projeto colaborativo dentro do Programa Nacional de Segurança do Paciente, com três pacotes de intervenções prevendo salvar 122 mil vidas em 18 meses. Foi lançado o compromisso até 2020 de reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde em 120 UTIs.

O lounge do Programa Parto Adequado foi um espaço para discussões sobre a redução do número de cesarianas desnecessárias. Nos últimos anos de programa, notou-se um aumento de 5% para 20% em relação ao apoio ao parto vaginal. O objetivo é a disseminação do programa em todo o país para que a essência do parto adequado seja efetivamente uma realidade.

Um momento de emoção do 3º Fórum foi marcado pelo lançamento do Prêmio Julia Lima de Segurança do Paciente, com a presença dos pais da jovem, Sandra e Francisco Lima. Julia faleceu em 2015, aos 27 anos. O prêmio será internacional e tem como um dos objetivos disseminar melhores práticas e barreiras de segurança entre instituições de saúde, buscando a melhor experiência e o melhor desfecho ao paciente.

No terceiro dia, em sua palestra sobre a experiência do paciente, Sidney Klajner contou a trajetória do Einstein desde a implantação do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), o recebimento da acreditação Joint Commission International, a adesão à Certificação Planetree, a criação do Conselho de Pacientes há quase 10 anos e do Escritório de Experiência do Paciente em 2014. E destacou a importância no cuidado com o paciente “Toda a Instituição trabalha para oferecer o melhor cuidado e atenção ao paciente. A equipe multidisciplinar atua de forma integrada para garantir a segurança”, destacou.

O tema segurança do paciente aqueceu a discussão sobre como conduzir eventos adversos, reforçando a importância de conduzir os casos com transparência e verdade, possibilitando o aprendizado, compartilhamento e a criação de novos protocolos de atendimento para minimizar os eventos e implantá-los de maneira eficaz e segura.

Pedro Delgado, Diretor para América Latina e Europa do Instituto for Healthcare Management (IHI), finalizou o Fórum agradecendo a oportunidade da troca de experiências adquirida ao longo dos três dias e reforçou a importância da presença dos mais de 2.600 inscritos, convidando-os para a próxima edição, que acontece em 2018 em Cartagena, na Colômbia.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar