Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Facilities Education aborda temas estratégicos em hotelaria, experiência do paciente e higiene hospitalar

O primeiro dia de jornada científica do Facilities Education contou com o Congresso de Hotelaria e Facilities Hospitalar, realizado sob coordenação científica de Marcelo Boeger, também presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar (SLAHH) e consultor da Hospitalidade Consultoria.

O primeiro dia de jornada científica do Facilities Education contou com o Congresso de Hotelaria e Facilities Hospitalar, realizado sob coordenação científica de Marcelo Boeger, também presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar (SLAHH) e consultor da Hospitalidade Consultoria. Foram discutidos temas como experiência do paciente, segurança na desinfecção de superfícies, metodologia Lean em nutrição e enxoval hospitalar.

Boeger abriu a programação da manhã de palestras no Auditório 10, 2º mezanino, expressando a alegria de poder proporcionar o compartilhamento de experiências na área de Facilities, a qual cresce e afeta positivamente a experiência do paciente. Rodrigo Moreira, diretor de Estratégia da UBM Brazil, também ressaltou a importância do setor. “Temos valorizado muito a saúde humanizada, e a área de Facilities é absolutamente prioritária por conta de seu impacto e relevância para as instituições”, pontuou.

As primeiras palestras, apresentadas por George Maeda e Joyce Rebouças Passos, respectivamente gerente do Núcleo de Experiência do Paciente e gerente de Hospitalidade e Serviços do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, abordaram a construção de um modelo de experiência do paciente baseado em suas necessidades, expectativas e desejos. Maeda fez à plateia um convite para a construção de um novo significado para a experiência do paciente e explicou que o tema deve ser prioridade para os negócios. “O foco deixa de ser o produto em si e passa a ser como ele serve o paciente”, comentou. Já Passos chamou a atenção para a importância de ter compromisso operacional na entrega de uma melhor jornada para o paciente “O desafio que enfrentamos é empoderar as equipes operacionais na entrega do cuidado e fazê-las entender que também podem transformar a experiência do cliente.”

Seguindo a programação, durante a palestra “Inovação e segurança na desinfecção de superfícies em instituições de saúde, atrelando impactos positivos no giro de leitos”, Fabiana Vasques, enfermeira do SCIH do Hospital 9 de Julho, mostrou alguns elementos essenciais para a implantação de ações eficazes na prevenção de infecções. “Conhecer os ambientes e saber como trabalhar em casa um deles devem ser prioridades”, afirmou. Além disso, a palestrante também apresentou análises sobre técnicas de higienização utilizadas no hospital. O debate continuou com Fernanda Fattori, consultora da Hospitalidade Consultoria, e Maurício

Almendro, diretor de Operações do Grupo Verzani & Sandrini, que responderam a questões sobre a relação de tecnologias e colaboradores, custos e ressignificação do serviço de limpeza. 

“A adesão à tecnologias é inevitável, mas vale ressaltar a importância de entender se realmente auxiliam nas tarefas e de inseri-las de maneira adequada no dia a dia dos profissionais”, afirmou Almendro. Fattori complementou a discussão ao tratar a questão de custos de produtos. “Muitas vezes, o acesso a novas tecnologias é vetado simplesmente pela comparação de preços. Por isso, é essencial conhecer os benefícios desses equipamentos para entender como também podem auxiliar na economia de custos diretos e indiretos”, explicou.

Em “Estudo de caso: o uso da metodologia Lean na assistência nutricional e na humanização”, Lívia Alves, nutricionista líder no Hospital Unimed Volta Redonda, descreveu os projetos de assistência nutricional empregados na instituição e deu atenção especial ao Live, o qual se utilizou da metodologia Lean para melhorar a satisfação de pacientes de cirurgias bariátricas por meio de medidas como a redução de tempo de jejum transoperatório e do tempo de internação. Andrea Luiza Jorge, nutricionista-chefe da Seção de Cozinha Experimental da Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do HCFMUSP, se juntou ao debate para reiterar que a gestão é o sucesso do trabalho. “O grande ganho do HC, por exemplo, foi ter feito o planejamento estratégico da gastronomia, multiplicando para os colaboradores para envolvê-los no projeto e levando em consideração as necessidades do paciente.”

Para finalizar o primeiro dia de jornada científica, Vânia Pereira, gerente de Hotelaria do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Cristiane de Carvalho Mendez, gerente de Hotelaria do Hospital e Maternidade Santa Joana e Pro Matre Paulista, Roberto Maia Farias, presidente do Instituto de Estudos e Pesquisa em Hotelaria Hospitalar, e Teresiha Covas Lisboa, sócia-diretora da TCL Consultoria e Assessoria, palestraram e debateram sobre controles para redução de evasão de enxoval hospitalar. Além disso, também discutiram sobre experiências com locação de enxoval e roupa própria.

Na sexta-feira (25/05), último dia da Hospitalar 2018, a programação do Facilities Education contará com o IV Fórum INFRA de Facilities Management no Ambiente Hospitalar em parceria com a revista INFRA Outsourcing & Workplace. Com conteúdo voltado para profissionais que cuidam da contratação de serviços especializados e são responsáveis pela gestão de infraestrutura e ativos físicos nas edificações de saúde, o Fórum reunirá o Hospital Israelita

Albert Einstein, o Hospital do Coração, a Secretaria de Saúde de São Paulo e outras instituições. O evento acontece das 8h30 às 17h30, no Auditório 10, 2º mezanino. Inscreva-se.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar