Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

  Federação Brasileira de Hospitais há 50 anos na defesa dos hospitais brasileiros

Federação Brasileira de Hospitais há 50 anos na defesa dos hospitais brasileiros

Um histórico de lutas por melhoria no setor saúde

A Federação Brasileira de Hospitais é uma entidade associativa, sem fins lucrativos, que juntamente com as suas 16 Associações estaduais representa, há mais de 50 anos, o setor hospitalar brasileiro.  A Federação também ajudou a escrever a história da assistência pública brasileira nestas últimas cinco décadas.

A FBH e as suas Federadas atuam na defesa de clínicas, hospitais e ​ambulatórios representando hoje mais de 4 mil unidades, responsáveis por 62% dos atendimentos do SUS e 100% do sistema suplementar, atendendo​ às necessidades assistenciais da população em localidades onde não há hospitais públicos.

A entidade participa das principais decisões do setor. É membro titular na Câmara de Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com presença constante junto à ANVISA e Ministério da Saúde. Luta por melhores condições de trabalho para as empresas que representa e pela excelência dos serviços prestados na rede privada de saúde.

Qualidade em primeiro lugar 

A Organização Nacional de Acreditação (ONA), criada por iniciativa, patrocínio e incentivo da FBH, é primeira entidade nacional a criar programa da qualidade e atestar a credibilidade e incentivar o aprimoramento das instituições que oferecem serviços de saúde em todo o país através de programas de acreditação, que avalia permanentemente a qualidade dos serviços de saúde no país. Este foi mais um importante passo na história da FBH.

A criação de cursos para qualificação dos profissionais de instituições privadas, utilizando as estruturas de suas filiadas é um constate investimento da FBH com o propósito permanente de qualificar o setor hospitalar brasileiro.

Uma constante trajetória de conquistas e desafios

Atualmente um dos principais focos da Federação é a luta pela mitigação da crise financeira que atinge uma significativa parcela dos hospitais particulares conveniados ao SUS, aí incluídas as instituições de caráter beneficente e as clínicas especializadas.

A tabela dos procedimentos do Sistema Único de Saúde ficou sem qualquer reajuste de 1994 a 1999, o que resultou numa defasagem acentuada e jamais corrigida. Agrava mais ainda o cenário econômico da rede o não reconhecimento da necessidade de correção das tabelas de procedimentos. 

A proposta da FBH é fortalecer a posição da entidade frente às negociações da rede particular de saúde com o poder público e operadoras de planos de saúde, com o propósito de promover estratégias para recuperação por meio da atualização dos valores pagos às unidades conveniadas ao SUS e ao sistema suplementar.

Outra grande bandeira de luta da Federação Brasileia de Hospitais é a redução da carga tributária no setor saúde, considerada pelos estudos tributários uma das mais altas da economia brasileira, havendo inclusive bitributação incidindo sobre alguns impostos.   

A carga tributária imposta ao setor é pauta de constante debate da FBH junto ao poder público e Congresso Nacional. A Federação propõe a desoneração de alguns impostos que incidem sobre a receita, vez que a diminuição do encargos dos prestadores de serviços terá como diminuição da pressão por reajuste do SUS e dos planos de saúde, o que acarretará em reflexo positivos para o governo e população

​​Nesta trajetória de lutas, a FBH transformou as adversidades em conquistas e hoje segue norteada pela meta permanente de qualificar a assistência pública sempre pautada pela ética, a justiça e a ideia de que Saúde é realmente um direito de todos.

Assessoria de Comunicação.       

Ana Lúcia Barata

visaohospitalar@fbh.com.br

Rosana Oliveira

comunicação@fbh.com.br

Viviã de Sousa

relacionamento@fbh.com.br

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar