Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Gestão sustentável, gastronomia e higiene hospitalar foram alguns dos temas tratados na arena Facilities Innovation

O segundo dia de arena Facilities Innovation, localizada no Pavilhão Verde, trouxe temas diferenciados e extremamente importantes para o setor.

O segundo dia de arena Facilities Innovation, localizada no Pavilhão Verde, trouxe temas diferenciados e extremamente importantes para o setor. Além da visitação aberta ao Quarto Hospitalar Modelo, em períodos intercalados ao longo do dia, a programação abordou temas como gastronomia, demonstração de serviços, debate sobre a experiência de hospitais andinos e amazônicos, gestão sustentável em negócios de saúde e a importância da proteção radiológica.

A primeira atividade do espaço de demonstrações, que teve início às 13h30, contou com uma encenação em que o paciente rejeitava a comida que lhe era oferecida. A cena levou ao debate de situações e problemas que existem no mercado de alimentação em hospitais. Em seguida, a Dra. Luz Loo de Li, diretora da Federação Peruana de Administradores de Saúde e da Federação Andina e Amazônica de Hospitais e Serviços de Saúde, e José Pérez Melón, presidente da COEMCO Peru, realizaram a palestra “Gastronomia hospitalar: a experiência dos hospitais andinos e amazônicos”. A apresentação também apresentou questões importante, como os desafios que gestores e administradores de instituições de saúde enfrentam com gastronomia.

No auditório, Suenia Souza, gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, abordou o tema “Gestão sustentável em negócios de saúde” e chamou atenção para, dentre outros assuntos, o gerenciamento de recursos naturais. “Nos desconectamos dos recursos naturais sem ter a preocupação ou até mesmo a percepção de entender de onde esses materiais vêm”, afirmou.

A programação seguiu com a apresentação e demonstração do Sistema Ecoskin Banho, que apresenta um novo conceito em banho no leito, com a enfermeira e coordenadora de Educação Permanente do Hospital do Servidor Público Estadual, Brisa Estela dos Santos, e o consultor Técnico da Gade Hospitalar, Sérgio Guimarães. Logo após, no Auditório Innovation e com patrocínio da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar, Alexandra Reis Mello, gerente Administrativo e de Infraestrutura do Hospital AACD, apresentou um estudo de caso sobre a hotelaria da instituição.

Para finalizar a programação do espaço de demonstrações, Vitor Silva, supervisor de Governança do Hospital 9 de Julho, e Fabiana Vasques, enfermeira do CCIH da mesma instituição, apresentaram o painel patrocinado pela CNPH (Comercial Nacional de Produtos Hospitalares), que abordou inovação, otimização de tempo e segurança em tecnologia na higiene hospitalar. 

Já no auditório, houve também estudo de caso da hotelaria do Hospital Infantil Sabará patrocinado também pela Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar e apresentado por Marconi Morais de Freitas, coordenador de Hotelaria da instituição. Por fim, a palestra “A importância da proteção radiológica para os profissionais da saúde – especificação correta do

vidro”, com patrocínio da PKO, trouxe a especialista técnica Andréia Alvim de Santana para falar sobre o assunto.

O Facilities Innovation chega, amanhã, ao seu penúltimo dia de atividades e contará com palestras e painéis abertos ao público sobre inovação disruptiva, contaminação de superfícies, gestão de resíduos, inovações na redução de consumo de energia e água, e outros. Para participar das palestras e visitar o espaço de simulação de serviços e soluções arquitetônicas e de engenharia, o Quarto Hospitalar Modelo – que funcionará em intervalos entre 13h30 e 20h –, basta comparecer ao Pavilhão Verde.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar