Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital Oswaldo Cruz promove aulas para coordenadores de programas de residência médica

Curso faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde

oswaldocruzfotoO Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove as aulas inaugurais da segunda turma do Curso de Capacitação em Preceptoria de Residência Médica para 500 médicos que atuam como coordenadores de programas de residência médica em 95 cidades das cinco regiões do Brasil. As aulas acontecerão nos dias 8 e 9 de julho, em São Paulo.

O curso integra o Proadi/SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, e tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de expansão e qualificação da residência médica, contribuindo com a formação em educação e gestão de ensino dos coordenadores dos programas de residência.

A superintendência de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz é a responsável pela coordenação executiva do curso, que tem duração de 80 horas divididas em aulas presenciais (20 horas) e à distância (60 horas). As aulas à distância são divididas em três módulos. Os participantes são organizados em grupos de até 20 preceptores, acompanhados por um tutor.

O preceptor, que é um médico especialista, tem a função de supervisionar as atividades práticas realizadas pelos residentes nos serviços de saúde onde se desenvolve o programa de residência médica. A escolha dos preceptores é feita pelo Ministério da Saúde.

“O preceptor participa integralmente da formação do residente. No entanto, na maioria dos programas de residência, o profissional da saúde assume as funções de preceptor sem ter sido preparado para desempenhá-las. O curso de capacitação em preceptoria que desenvolvemos leva em conta a diversidade das regiões brasileiras, promovendo competências aplicáveis a cada realidade”, afirma o Prof. Dr. Andrea Bottoni, coordenador geral do Curso de Capacitação em Preceptoria de Residência Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Bottoni ressalta que a utilização de ferramentas de ensino à distância permite a inclusão de preceptores vinculados a programas de diferentes naturezas e localizações. “Esperamos que o aluno preceptor tenha uma experiência educacional significativa para o seu desenvolvimento, contribuindo diretamente para a formação de outros profissionais e, indiretamente, para a melhoria do cuidado à saúde oferecido à população e para o fortalecimento do SUS”, finaliza.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar