Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Interoperabilidade e desafios na área de TI: acompanhe a programação da Arena Tecnologia

A Arena Tecnologia entrou no segundo dia de programação trazendo novos temas relevantes para profissionais de TI, gestores e profissionais de saúde.

No espaço Health Connection, o ciclo de palestras teve início com a mesa “Inovação para o futuro no cenário brasileiro”, destaque do Digital Health Trends, área patrocinada e pensada em parceria pelo Hospital Oswaldo Cruz e a Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP). A mesa teve a participação de Guilherme Pereira, diretor da FIAP; Raphael Bueno, executivo responsável pela operação de saúde na Everis Brasil; Ricardo Fortes, head of Corporate Relationship da FIAP, e Carlos Sá, coordenador da área de Finanças do Hospital das Clínicas. Eles debateram sobre os desafios que a área médica enfrenta atualmente no mercado brasileiro e como conciliar inovações tecnológicas e viabilidade de projetos. 

O diretor de Inovação da FIAP, Guilherme Pereira, ressalva que, apesar dos avanços tecnológicos que existem no Brasil ainda há necessidade de sanar problemas básicos de atendimento e estruturação. “Temos uma boa quantidade de tecnologia e propostas de negócio que visam melhorar o atendimento, o negócio de saúde e o usuário final. E aqui, na Hospitalar, talvez seja um espaço único para pensarmos essas questões em convergência.”

Também no espaço Health Connection, Raimundo Nonato B. Cardoso, physician executive/Gladyston Sathler da InterSystems, explicou na palestra “Saúde Conectada” como conceitos de interoperabilidade podem contribuir  e sanar problemas. A ferramenta  HealthShare, desenvolvida pela InterSystems, mostra por um único prontuário eletrônico as informações do paciente para o médico. Sobre o futuro da área de TI na área de saúde, ele explica que, apesar do processo crescente tecnológico, ainda existe apenas de 15% a 30% de informatização e de uso de prontuários eletrônicos no país. Além disso, as ferramentas que existem ainda poderiam ser mais bem usadas.

“Aqui é um momento interessante que une todas as pessoas que enfrentam desafios na área. Temos pessoas de tecnologia, médicos, fisioterapeutas e gestores. Temos um público muito diverso que encontramos por aqui, e esses conceitos de interoperabilidade têm que passar por toda a cadeia”, explica. 

Ainda nesta quarta, Donizetti Louro, coordenador do Núcleo de Tecnologia e Inovação da ABIMO (Associação Brasileira das Indústrias Médico, Odontológicos, Hospitalares e de Equipamentos de Laboratório) abordou a inteligência de sistemas ciberfísicos Hospitalares. A palestra é parte da séria “ABIMO Saúde e Conectividade”. O tema voltará a ser aprofundado na quinta-feira (24/05) e sexta-feira (25/05), no Health Connection.

Na quinta-feira (24/05), a primeira palestra do espaço Health Connection, com apoio da Philips, patrocinadora do evento, será a a mesa “O Impacto do sistema de informação na garantia de atendimento multidisciplinar de qualidade e segurança do paciente”. Terá a participação do dr. Paulo Eduardo Cicogna, especialista médico da Philips EMR e diretor clínico da Fundação Pró-Rim. As palestras acontecerão entre 13h e 20h, na Arena Tecnologia, no Pavilhão Vermelho.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar