Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Por um mercado mais tecnológico e sustentável

A tecnologia pode ajudar a desenvolver cada vez mais soluções que tragam benefícios tanto para a gestão quanto para a assistência, aponta Alexandre Tunes, country sales manager da InterSystems, empresa de soluções de TI para saúde.

A tecnologia pode ajudar a desenvolver cada vez mais soluções que tragam benefícios tanto para a gestão quanto para a assistência, aponta Alexandre Tunes, country sales manager da InterSystems, empresa de soluções de TI para saúde. Em entrevista, o executivo comenta sobre o HIMSS@Hospitalar, do qual a InterSystems é parceira, e como é possível construir sistemas mais sustentáveis.

Tunes é engenheiro de telecomunicações com pós-graduação em gestão e marketing. Conta com 20 anos de experiência em empresas de tecnologia da informação, com passagens por SAS Institute, SAP e Oracle.

Confira a entrevista:  

HOSPITALAR - Como avalia a iniciativa da Hospitalar de criar um fórum com conteúdo totalmente voltado às tecnologias aplicadas à área da saúde?

Alexandre Tunes - A transformação digital pela qual estamos passando pode trazer inúmeros benefícios à população, principalmente no que diz respeito ao bem-estar e aos cuidados à saúde. A adoção do prontuário eletrônico é apenas o primeiro passo para atingirmos o conceito de saúde conectada, com a padronização e a integração das informações do paciente no sistema de saúde.

Este é um excelente momento para que o setor possa discutir a contribuição de cada um para a saúde conectada no Brasil, além do extremo protagonismo que a tecnologia vai ter para ajudar a saúde no país a ser mais eficiente e conectada.

H - Qual a importância do HIMSS@Hospitalar? O que achou do evento em 2017 e o que motiva a InterSystems a patrocinar o HIMSS@Hospitalar>?

AT – O HIMSS@Hospitalar é plataforma mais eficiente para geração de negócios e desenvolvimento tecnológico do setor, além de promover networking e parcerias que tendem a gerar ainda mais negócios. Com mais de 40 eventos simultâneos, entre congressos, jornadas e reuniões setoriais, são discutidas as principais tendências para o setor.

Acreditamos que todo o setor precisa discutir a contribuição de cada um para a saúde conectada no Brasil, e o HIMSS@Hospitalar proporciona essas discussões.

H - Como projetar sistemas mais sustentáveis?

AT - Pesquisas de mercado mostram que a saúde brasileira tem altos custos, com um gasto médio que já ultrapassa meio trilhão de reais por ano – número que nos coloca no topo do ranking das maiores inflações médicas do mundo. Ao mesmo tempo, os brasileiros estão cada vez mais exigentes. A reversão desse quadro requer uma mudança de paradigma do modelo como a saúde vem sendo tratada.

Uma estratégia bem elaborada, que assegure o acesso e a disponibilidade de informações de qualidade em todos os níveis de atenção de cuidados, sejam primários, secundários e terciários , é crucial para projetar sistemas de saúde públicos e privados sustentáveis para o futuro.

H - Em sua opinião, como está o mercado de tecnologia na área da saúde no Brasil?

AT - O uso da TI em saúde vem avançando nos estabelecimentos de saúde em todo o país. Já existe uma maior consciência em relação aos benefícios que a tecnologia pode trazer aos negócios, reduzindo custos e melhorando o atendimento aos pacientes, promovendo a saúde baseada na prevenção. Entendemos que isso passa por uma mudança na forma como a saúde atende e trata os pacientes. E isso passa não só por novas tecnologias, mas também pela quebra de paradigmas entre profissionais e gestores, que precisam mudar as formas como atendem a população para, com ajuda da tecnologia, aperfeiçoar esse atendimento. Além disso, a mudança também deve ocorrer entre os pacientes, que se adaptarão ao uso de novas tecnologias, sempre com foco em seu bem-estar e no aumento da qualidade de vida da população. Acreditamos ser um dos mercados em maior ascensão no país atualmente.

A transformação digital causa um impacto positivo na área de saúde. Prova disso é a conscientização da adoção do prontuário eletrônico por várias instituições no Brasil. O governo já estuda implantar o prontuário eletrônico em toda a rede da saúde pública. Esse é apenas o primeiro passo para atingirmos o conceito de saúde conectada, com a padronização e a integração das informações do paciente no sistema de saúde. Isso vai proporcionar o atendimento com mais qualidade e precisão, reduzir custos, aumentar a segurança do paciente e evitar a duplicidade de exames.

H - E como garantir o sucesso dessa transformação?

AT - Nossa visão é transformar o atendimento à saúde compartilhando informações e conectando comunidades, o que a InterSystems chama de interoperabilidade estratégica. Podemos proporcionar isso por meio de um conjunto de soluções que permite às organizações capturarem informações clínicas, compartilharem essas informações entre os envolvidos no processo de cuidados e analisarem e compreenderem os dados, estruturados e não estruturados. Consequentemente, podem atuar com base nas informações para melhorar os cuidados à saúde e aumentar a sua eficiência.

H - Qual a projeção para o mercado de tecnologia na área de saúde em médio e longo prazos?

AT - Precisamos formar a ideia de que podemos fazer mais pela saúde com todos os recursos disponíveis. A população torna-se mais exigente e é necessário evoluir a qualidade do atendimento. Um estudo encomendado pelo Conselho Federal de Medicina (CMF) revela que 93% da população do país considera péssima, ruim ou regular a qualidade dos serviços de saúde públicos e privados oferecidos. Portanto, a boa gestão somada à TI bem aplicada podem reverter esse quadro.

É preciso, porém, que haja uma mudança de paradigma no modelo como a saúde vem sendo tratada. Nesse sentido, uma estratégia bem elaborada assegura o acesso e a disponibilidade de informações de qualidade em todos os níveis de atenção de cuidados, sejam primários, secundários e terciários. Somente assim vamos projetar sistemas de saúde públicos e privados sustentáveis para o futuro.

H - Como sua empresa está contribuindo para o avanço de tecnologias em saúde no país?

AT - Nossas soluções são criadas a fim de promover a perfeita integração das áreas de gestão e atendimento, além do tratamento de grandes volumes de dados a partir de protocolos globais. Na saúde, nosso objetivo é a melhoria do atendimento ao paciente. Trabalhamos para contribuir na transformação pela qual a saúde passa para atender e tratar os pacientes. E isso passa não só por novas tecnologias, mas também por mudanças no modelo de profissionais e gestores. Além disso, o estágio seguinte será a mudança do comportamento dos pacientes, que se adaptarão ao uso de novas tecnologias com foco em seu bem-estar e no aumento da qualidade de vida.

H - Quais são as expectativas de negócios de sua empresa no Brasil para os próximos meses?

AT - Temos boas expectativas no país, já que há boa aceitação por investimento em tecnologia e também aumenta a expectativa de vida da população. Já existe maior consciência em relação aos benefícios que a tecnologia pode trazer aos negócios, reduzindo custos e melhorando o atendimento aos pacientes. Esse é o caminho para a saúde baseada na prevenção. A InterSystems baseia seus produtos no sentido de colaborar com o sistema de saúde integrado em uma base única de dados.

H - E como serão esses passos, considerando o contexto econômico e político brasileiro?

AT - O Brasil enfrenta momentos delicados, mas demonstra uma forte tendência em recuperar a economia em um período mais breve do que foi divulgado há alguns meses. Portanto, manteremos nossas metas de crescimento e participação no mercado brasileiro sem alterar nossos objetivos.

H - Quais as perspectivas para a Hospitalar de 2018? O que vocês estão planejando lançar? 

AT - Queremos fomentar o debate sobre a contribuição de cada um para a saúde conectada no Brasil. Vamos destacar o produto InterSystems HealthShare – uma plataforma de informática para cuidados de saúde conectada. HealthShare permite que múltiplas organizações de saúde acessem e capturem as informações do histórico do paciente e compartilhem os dados nacional e regionalmente. O resultado é o diagnóstico mais preciso, a melhora no atendimento e na gestão da saúde da população, além de uma considerável redução de custo. Desenvolvida com estrutura de interoperabilidade, a solução permite analisar informações clínicas e administrativas, oferecendo um panorama completo do paciente. Os seus recursos analíticos otimizam a tomada de decisão.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar