Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Simulações realísticas, palestras e troca de experiências: arena Facilities Innovation inicia a programação da semana

Durante os quatro dias da Hospitalar, os visitantes poderão participar das programações na arena Hospitalar Facilities, no Pavilhão Verde, com simulações realísticas, palestras e debates voltados para gestores e profissionais.

Durante os quatro dias da Hospitalar, os visitantes poderão participar das programações na arena Hospitalar Facilities, no Pavilhão Verde, com simulações realísticas, palestras e debates voltados para gestores e profissionais. A abertura do espaço aconteceu nesta terça-feira (22/05).

As demonstrações acontecem no Quarto Hospitalar Modelo, montado pela ACR Arquitetura. O espaço apresenta equipamentos, utensílios, mobiliário e revestimentos. Ele estará aberto durante os quatro dias da Hospitalar, das 13h30 às 20h. “Projetamos um quarto hospitalar com o objetivo de ser o mais humanizado possível. O espaço é bem conceitual, o que possibilita que o público veja com clareza o que será demonstrado dentro dele, mas também é um local onde se pode observar diversas tendências em tecnologias, design, novos materiais e mobiliário, por exemplo”, explica Antônio Carlos Rodrigues, arquiteto titular da ACR Arquitetura, escritório especializado em saúde.

No Auditório Innovation, dentro da arena, também haverá uma série de palestras com especialistas do setor. O primeiro dia contou com debates sobre novas tecnologias para a qualidade de ar de interiores, capacitação em processos, inovação no conforto do paciente, entre outros temas.

A programação teve início com a palestra “Novas tecnologias para a qualidade do ar de interiores”, patrocinada pela ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) e apresentada por Henrique Cury, past president do Qualindoor ABRAVA e membro do Comitê de Qualidade do Ar Interior do Green Building Council Brasil. O administrador destacou soluções inovadores, como a luz UV, para descontaminar as serpentinas de ares-condicionados, a Ionização, para redução de poeira no ar, e gás Ozônio, para eliminar odores e reduzis fungos, bactérias e vírus. O especialista, porém, faz uma ressalva: “recomendamos a utilização de gás Ozônio apenas em ambientes desocupados porque, em níveis altos, pode ser perigoso para os pacientes e funcionários”.

As atividades seguiram durante toda a tarde. Houve palestras sobre produtos de Seguros aplicados à área da saúde, com a Fator Segurança, e também sobre inovações para o conforto do paciente, com Marcelo Tilio, diretor de Engenharia e Tecnologia da Evolutix. A contribuição da gestão de facilities para transformar os ambientes de hospitais, clínicas e laboratórios, foi abordada pela JLL Corporate Solutions, com fala de Fátima Bottameli, diretora de Desenvolvimento de Soluções e Operações de Integrated Facilities Management no Brasil. Foi realizado, ainda, um painel sobre gestão de resíduos e logística reversa em serviços de saúde, com apresentação do case do Hospital 9 de Julho, patrocinado pela CNPH (Comercial Nacional de Produtos Hospitalares), com a presença de Vitor Silva, supervisor de Governança do H9J, e Thais Rodrigues, diretora Técnica e Comercial da Onira Soluções Ambientais.

Para finalizar o dia, a palestra de Lauro Miquelin, CEO da L+M, empresa brasileira especializada em entregar ambientes de saúde prontos e funcionando, sobre “Capacitação em processos: imersão e retenção” mostrou exemplos práticos da visualização e jogos usados para capacitação de cuidadores em processos e análises de comportamento.

Programação de quarta-feira (23/05)

O segundo dia de arena Facilities Innovation continuará contando com uma grande variedade de temas. No Espaço de Demonstrações, no Quarto Hospitalar Modelo, os painéis de estudos de casos se intercalarão com a abertura para visitação do Quarto Hospitalar Modelo. Já no Auditório Innovation, a programação está dividida entre palestras e transmissões simultâneas das demonstrações. Gestão sustentável em negócios de saúde, gastronomia de hospitais andinos e amazônicos, higiene hospitalar e um novo conceito de banho no leito serão alguns dos assuntos abordados. As atividades têm início às 13h30 e se encerram às 18h, no Auditório Innovation, e às 20h no Espaço de Demonstrações. Para participar, basta se apresentar no Pavilhão Verde.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar