Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Tecnologia é principal aliada da saúde, mostra espaço lúdico

Tecnologia é principal aliada da saúde, mostra espaço lúdico

Equipamentos inovadores são apresentados pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz e seus parceiros no Espaço Inovação Tecnológica

Não estranhe se ao passar pela rua 11 do Pavilhão Verde da Feira Hospitalar um simpático robô resolver desfilar em sua frente ou se a impressora 3D ali instalada estiver pronta para te mostrar uma coluna vertebral em fase de produção. No Espaço Inovação Tecnológica, a tecnologia em benefício da saúde é apresentada de maneira lúdica e o visitante tem a certeza de que a modernidade pode, e deve, ser usada em prol de pacientes.  

Responsável pelo espaço, o  Hospital Alemão Oswaldo Cruz reuniu parceiros com os quais já trabalha por intermédio dos dois braços educacionais da instituição: a Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) e o Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS).

Referência em serviços de alta complexidade, o hospital tem entre seus parceiros a FIAP, centro de excelência de formação nas áreas de computação e engenharia, que expõe no estande alguns dos projetos  desenvolvidos por alunos do 4º ano de Engenharia da Computação, entre eles o Oculus Rift,   óculos de realidade aumentada guiados por ondas cerebrais e pequenos robôs que também se movimentam a partir das ondas cerebrais que recebem. “São apenas alguns dos projetos desenvolvidos para controle de dispositivos motores”, observa a coordenadora de projetos do Oswaldo Cruz, a enfermeira Ingrid de Almeida.

“O advento da tecnologia aliada à saúde é uma questão de necessidade para cuidados aos pacientes e no apoio aos médicos e profissionais do setor”, afirma o superintendente de Educação e Ciências do Hospital, professor doutor Jefferson Gomes Fernandes. “Da mesma forma, é fundamental no auxílio ao gerenciamento dos processos hospitalares.”

Considerada a maior especialista em gerenciamento de Unidades de Terapia Intensiva no Brasil, a IntensiCare foi convidada pelo Hospital Oswaldo Cruz a apresentar no espaço um de seus projetos de telemedicina e a empresa, usado por enquanto por hospitais públicos em alguns estados do País. Trata-se de um robô que utiliza inteligência artificial para auxiliar na ação rápida de resolução de problemas.

Segundo explica o diretor da empresa, Mauricio Leitão, uma central localizada em Brasília (DF) coordena 84 leitos em  Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “Nosso foco é simples: reduzir mortalidade e tempo de permanência do paciente dentro da UTI”, afirma o executivo, lembrando que a exibição do robô na Hospitalar é para mostrar aos visitantes que é possível aumentar a eficiência de processos dentro de UTIs. “O robô é só a ponta do iceberg. Existe todo um sistema nos bastidores e é isso que surpreende os clientes que têm a necessidade, mas não  conhecem o produto.”

Outro parceiro do hospital também presente no estande é a TechCD, empresa especializada em soluções de tecnologia. Suas soluções de impressão 3D, incluindo tecnologia, materiais e serviços com expertise no setor médico, auxiliam para o aprimoramento dos resultados clínicos e economia  nas etapas da cadeia do fornecimento de tratamento para a saúde. “É impossível falar de evolução nos tratamentos médicos sem o respaldo da alta tecnologia”, diz Arnaldo Berger, diretor da TechCD. “Investir em novas soluções tecnológicas na área médica é investir em saúde.”

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar