Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Terceiro dia de Facilities Innovation trouxe palestras sobre inovação disruptiva, business continuity e qualidade do ar de interiores

A arena Facilities Innovation completou seu penúltimo dia de atividades com palestras e painéis.

A arena Facilities Innovation completou seu penúltimo dia de atividades com palestras e painéis. Para iniciar as atividades desta quinta-feira (24/05), Leonardo Fernandes Souza Aguiar, médico formado pelo Instituto Ivo Pitanguy e Futurista da Saúde pela Singularity University, abordou o tema “Inovação Disruptiva em Saúde”. Durante sua fala, Aguiar teceu um panorama da cadeia de valor de saúde, explicitando como o antigo polo centralizado de poder do setor (hospitais, médicos, farmácias) passa agora a dar espaço para a cocriação da área de saúde. 

“O modelo de assimetria de informação, no qual esses players detém toda informação e os pacientes pagam para acessá-la, está ultrapassado. Hoje, por conta da era da informação e do fácil acesso da população à informação, a corrente de valores mudou e traz à tona um ecossistema empreendedor e inovador – com startups, universidades, empresas de tecnologia, e outras – que compete com o status quo antes estabelecido”, explicou. 

A programação seguiu com palestras sobre “Cocriação como Processo de Projeto”, com Claudia Grandi, administradora com experiência em Design de Serviços e Estratégia Organizacionalno setor de saúde, e “Business Continuity: Engenharia para manter a Operação da Edificação”, na qual Marcos Kahn, engenheiro especialista em Segurança contra Incêndio, tratou sobre ambientes continuados para situações de risco, como incêndios, acidentes e outros. 

Além deles, Aline Fernanda Rodrigues Sereia, doutora em biotecnologia aplicada à saúde, abordou uma nova visão sobre controle de contaminação e sequenciamento de DNA em “Contaminação de Superfícies sob o Olhar do Sequenciamento de DNA de Nova Geração”; e Walmor Brambilla, gerente de Engenharia do Hospital Santa Paula e diretor de Inovação da ABDEH (Associação Brasileira do Edifício Hospitalar), moderou um debate entre os palestrantes sobre “A Inovação em Saúde e os Impactos no Edifício Hospitalar”.

Logo após, no espaço de demonstrações, o painel “Gestão de resíduos e logística reversa em serviços de saúde” discutiu com Thaís Rodrigues, diretora Técnica e Comercial da Onira Soluções Ambientais, e Vitor Silva, supervisor de Governança do Hospital 9 de Julho, o tema a partir do case da instituição de saúde. Em seguida, o Diretor da W-Energy, Wagner Carvalho,  realizou uma palestra sobre inovações na redução de consumo de energia e água. 

No Auditório, Carlos Eduardo Marchesi Trombini, presidente do SINDRATAR (Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo), moderou as palestras de Leonardo Cozac, cice-presidente da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), que falou a respeito de qualidade do ar de interiores em ambientes hospitalares e abordou as novas demandas da Lei do Ar Condicionado;. Douglas Cury, engenheiro eletricista especializado em projetos hospitalares e diretor da Grau Engenharia de Instalações, palestrou sobre o tema “Sistemas prediais em ambientes hospitalares”.

Rodrigo Moreira, diretor de Estratégia da UBM Brazil, explicou que o setor de Facilities da Hospitalar tem sido “uma grande felicidade e até mesmo uma surpresa especial”. “O local está sendo um espaço interessante de troca de conhecimento e de relacionamento entre os profissionais que atuam na área de Facilities”, explica.

“Uma feira geralmente apresenta produtos e equipamentos. Pensar em serviços é mais difícil. Aqui, com a arena e os congressos, temos a oportunidade de mostrar, debater e demonstrar. O retorno tem sido bem positivo”, reflete Marcelo Boeger, curador do Facilities Innovation e coordenador científico do Facilities Education. Boerger é presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar (SLAHH) e consultor da Hospitalidade Consultoria.

O quarto dia de Facilities Innovation reunirá palestras que abordarão, entre outros temas, a humanização no atendimento ao paciente, o uso de tecnologias para gestão integrada e as inovações no setor de limpeza e higiene hospitalar. Além disso, a visitação livre ao Quarto Hospitalar Modelo estará aberta em intervalos específicos, das 13h30 às 20h. As atividades são gratuitas, têm início às 13h30 e se encerram às 20h no Espaço e às 19h no Auditório. Para participar, basta comparecer ao Pavilhão Verde.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar