Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Yoshinori Ohsumi recebe o prêmio Nobel de Medicina por demonstrar o sistema de reciclagem da célula

premio nobelO cientista Yoshinori Ohsumi O japonês Yoshinori Ohsumi recebeu na manhã da última segunda-feira (3) o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia pelo descobrimento dos mecanismos da autofagia, processo pelo qual as células "digerem" partes de si mesmas. O processo desempenha uma importante função no tratamento de doenças como o cancro, Alzheimer, diabetes tipo 2, problemas congênitos decorrentes do vírus Zika e outras doenças.

O conceito surgiu na década de 1960, quando os pesquisadores observaram que as células podiam destruir seus próprios conteúdos, aprisionando-os em membranas e enviando os receptáculos resultantes aos lisossomos, um orgânulo celular encarregado da reciclagem, como detalhou em um comunicado o Instituto Karolinska.

Pouco se sabia sobre esse fenômeno, até que no começo da década de 1990, “em uma série de experimentos brilhantes” com levedura de padeiro, de acordo com o Karolinska, Ohsumi identificou os genes da autofagia. O pesquisador japonês trabalhava à época no Instituto de Tecnologia de Tóquio.

“As descobertas de Ohsumi levaram a um novo paradigma nossa compreensão sobre como a célula recicla seu conteúdo”, diz o comunicado. O japonês observou que as células humanas utilizavam um mecanismo semelhante ao das leveduras. Desde então, a comunidade científica detectou que as mutações nos genes da autofagia podem provocar doenças. E que o próprio processo de autofagia está envolvido em vários transtornos, incluindo o câncer e o Parkinson, além de participar na resposta às infecções e na adaptação à falta de alimento.

O cientista, nascido em 1945 em Fukuoka, no Japão, é atualmente professor do Instituto de Tecnologia de Tóquio. Ohsumi é o 23º cientista do Japão a ser laureado com o Nobel e o 6º a receber o Nobel de Medicina.

Com informações do portal EL País – Edição Brasil

Crédito da foto: Toru Yamanaka/AFP

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar