Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

13ª Convenção Brasileira de Hospitais: Participe desse importante encontro em Salvador

Encontro, que acontece entre os dias 1º e 2 de agosto, prevê a realização de mais de 20 palestras e a participação de conferencistas internacionais da Colômbia, Finlândia e Taiwan

Está quase tudo pronto para realização do maior evento do setor hospitalar do país. Entre os dias 1º e 2 de agosto, Salvador voltará a ser a capital brasileira da saúde. A 13ª Convenção Brasileira de Hospitais (13ª CBH) promete ser um marco para cidade histórica, ao promover encontros estratégicos, debates sobre temas prioritários e trocas de expertises entre gestores de diferentes localidades do país. A expectativa do evento, que será realizado no hotel Stella Maris, é de atrair mais de três mil participantes, entre congressistas e visitantes.  

Os critérios e cuidados da Comissão Científica para escolha dos temas e palestrantes têm sido o grande diferencial da 13ª CBH. Ao todo, estão previstas mais de 20 mesas sobre assuntos que abordarão a melhoria da qualificação, o atendimento e o resultado hospitalar.

Para abertura solene da Convenção, a Federação Brasileira de Hospitais (FBH) já confirmou a participação de dois palestrantes internacionais: o ex-ministro da Saúde da Colômbia e atual diretor Geral da Associação Colombiana de Hospitais e Clínicas, Juan Carlos Giraldo Valencia; e o diretor executivo do Kuopio University Hospital District, na Finlândia, e próximo presidente do International Hospital Federation (IHF), Risto Miettunen.

 Na palestra Magna, o ex-ministro da Saúde da Colômbia vai tratar dos desafios da “Gestão para o desenvolvimento de sistemas de saúde”. Há 18 anos à frente da Associação Colombiana de Hospitais e Clínicas, Juan Carlos abordará alguns cases de sucesso no sistema de saúde colombiano.  Já o futuro presidente do IHF, o finlandês Risto Miettunen, vai tratar das “Tendências que impactam a saúde no cenário internacional”. Risto Miettunen é médico radiologista, com doutorado em Física Médica, e responsável pela publicação de 12 artigos em revistas médicas internacionais.

 PROGRAMAÇÃO

A exemplo de formatos já mundialmente aprovados, a 13ª CBH se destaca pela excelência das discussões e apresentações, como também por oportunizar uma estratégica vitrine do mercado da saúde nacional, com uma área expositora de produtos, tecnologias e soluções gerenciais para o setor.

“Queremos levar para região nordeste o que há de mais atual nos debates sobre o aprimoramento do setor saúde, proporcionando um ambiente favorável para troca de saberes, experiências e promoção de negócios. Esperamos que esta Convenção possa abrir as portas da região para importantes parcerias que já são referência em estabelecimentos da região sudeste do país”, frisa o presidente da FBH, Adelvânio Francisco Morato.

A metodologia da Convenção prevê a realização de palestras que serão ofertadas simultaneamente, ao longo dos dois dias de evento, em três salas: Resultado, Qualificação e Atendimento.

Na sala dos resultados, serão discutidos temas que dizem respeito ao desempenho gerencial da unidade de saúde, a exemplo do planejamento, organização, indicadores, tributação, remuneração, entre outros.

Já na sala de qualificação, os participantes terão a oportunidade de debater, trocar experiências e obter novos conhecimentos sobre instrumentos e estratégias para melhorar o atendimento. Serão discutidos assuntos como a segurança do paciente, o papel da liderança na gestão de pessoas e a importância da comunicação para excelência hospitalar.

A sala do atendimento se propõe a observar a experiência do paciente, a humanização do cuidado. Nesta sala, serão debatidos temas que estão em evidência, a exemplo da regulamentação das teleconsultas e a importância da telemedicina.

SALAS TEMÁTICAS

Na programação da 13ª CBH, além das palestras gerais e mesas de discussão, também estão previstas as realizações de salas temáticas, cujo objetivo é aprofundar os debates em temas estratégicos da agenda do setor.

A importância da humanização de ambientes físicos de hospitais, clínicas e centros de saúde para a recuperação do paciente será o tema central dos debates que integrarão a ‘Sala de Infraestrutura Hospitalar’. Voltada para um público de gestores e técnicos da área de edificações hospitalares, a ‘Sala de Infraestrutura Hospitalar’ será realizada nos dois dias de evento.

Na ‘Sala da Atenção Domiciliar’ serão ofertadas três mesas de debates, com oito palestrantes, que abordarão os princípios, práticas e perspectivas da atenção domiciliar, passando por uma avaliação das ofertas do serviço nas redes pública e privada, e a importância do processo de desospitalização para sustentabilidade do setor. A Sala de Atenção Domiciliar acontece no primeiro dia de evento (1º de agosto), das 14h às 18h.

Com a autoridade de quem representa um conjunto de serviços que respondem por cerca de 50% de todos os exames diagnósticos realizados na saúde suplementar do país, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) também estará promovendo uma manhã de debates sobre o panorama da medicina diagnóstica no Brasil, e abordando temas como ética e sustentabilidade. A sala ‘Medicina Diagnóstica’ será realizada no dia 2 de agosto, segundo dia de evento, das 9h30 às 13h.

O cenário dos hospitais psiquiátricos no Brasil e as perspectivas de especialistas com a nova política Nacional de Saúde Mental também estarão em debate em uma sala exclusiva. A sala ‘Hospitais Psiquiátricos’ está prevista para o segundo dia de Convenção (2), das 14h às 18h. Serão realizadas quatro palestras, sobre temas que vão abordar a realidade dos hospitais psiquiátricos no país, a falta de leitos, a importância da humanização dos ambientes e espaços de trabalho, e a evolução dos tratamentos psiquiátricos no Brasil.

Outro tema aguardado com expectativa é a  sala de ‘Turismo de Saúde’, que vai debater exclusivamente o contexto do mercado baiano. A palestra será conduzida por Danielle Nogueira, que é consultora de negócios internacionais em saúde, e fundadora da 1ª plataforma de turismo de saúde do Brasil. A Sala “Turismo de Saúde: oportunidades para estado da Bahia” acontece no 1º dia de evento, a partir das 14h30.

Mais informações sobre a programação, bem como o canal onde interessados poderão realizar suas inscrições, podem ser acessados no portal www.convencaofbh.com.br.

Por Assessoria FBH

visaohospitalar@fbh.com.br

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar