Hospitalar faz parte da divisão divisionName da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

II Fórum ABRAIDI aborda crise na saúde e incentiva mudanças

II Fórum ABRAIDI aborda crise na saúde e incentiva mudanças

A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produto (ABRAIDI) realizou na quinta-feira (25), o II Fórum ABRADI, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produto (ABRAIDI) realizou na quinta-feira (25), o II Fórum ABRADI, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

Durante o seminário foi lançada a 2ª edição da publicação “O Ciclo de Fornecimento de Produtos para Saúde no Brasil”, com números atualizados do setor de importação e distribuição, além das distorções que assolam todo o sistema de saúde brasileiro.

No decorrer da cerimônia, alguns palestrantes apresentaram painéis e abordaram diferentes temas relacionados à realidade do sistema de saúde pública e privada. Entre os destaques estava a conferência: “A crise na saúde, caminhos possíveis e propostas”, ministrada pelo ex-Secretário de Saúde de SP e Vice-Presidente do Instituto Coalizão Saúde, Dr. Giovanni Guido Cerri e pelo Membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família – CSSF da Câmara dos Deputados, Deputado Pedro Westphalen que sugeriu que para melhorar a saúde pública e privada no país, é necessário investir no equilíbrio entre alguns setores. “Não se consegue atingir a excelência da saúde sem quatro pilares: o acesso, a qualidade para este acesso, uma gestão qualificada e o financiamento. São questões que têm que ser olhadas por quem conhece, por quem está no meio. Aí está a importância da política. Nós somos afetados pelas decisões políticas. É preciso ter previsibilidade, e nós não temos. O Brasil perdeu a confiança interna e externa. Temos muito trabalho pela frente. As diferenças são saudáveis, inclusive a ideológica” comentou.

Depois da apresentação, quem estava presente no evento foi convidado a participar de um debate com os palestrantes. Ele foi mediado pelo diretor-executivo da ABRAIDI, Bruno Boldrin. Na ocasião, foram respondidas dúvidas e perguntas sobre o tema. Um dos questionamentos foi a atualização da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) que não é reajustada há 17 anos. “Eu vejo o seguinte: os recursos são limitados e precisamos gastar melhor estes recursos. Todos os hospitais fazem exames e outros procedimentos da mesma maneira e quem faz mal recebe da mesma maneira que quem faz bem. Temos que transformar o pagamento por resultado. Quem tem um bom desempenho tem que passar a ganhar mais do que os que não fazem bem. A tabela tem que ser atualizada. O importante é identificar as competências e quem tem competência para realizar. Temos que premiar quem tem bom resultado e punir quem não tem. Precisamos redesenhar o sistema de saúde e formar bons gestores. Para mim, o maior problema na saúde é a educação que deveria educar os jovens na sala de aula. Isso tudo pode reduzir o custo da saúde” enfatizou Dr. Giovanni Cerri.

Oura questão abordada foi a dificuldade que o Ministério da Saúde enfrenta para coordenar as crises do setor e como a Câmara dos Deputados pode ajudar nesta questão. Pedro Westphalen foi assertivo ao defender a importância da participação do órgão nessa “força-tarefa”. “Antes de tudo, é preciso proceder com as reformas sugeridas pelo governo para sobrar recurso para a saúde. A Câmara tem uma participação fundamental nestas reformas. Precisamos também aproveitar que temos excelentes ministros, mas estão “cada um no seu quadrado”. Eles têm que se conversar e posicionar. É por isso que estou lá,” finalizou.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar