Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Inteligência Artificial e Saúde são destaques na 7ª edição do CIMES

A 7ª edição do CIMES (Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde) promovido pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios), nos dias 22 e 23 de agosto, em São Paulo, trará o tema “Inteligência Artificial na indústria da saúde: risco ou oportunidade?”.

 A 7ª edição do CIMES (Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde) promovido pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios), nos dias 22 e 23 de agosto, em São Paulo, trará o tema “Inteligência Artificial na indústria da saúde: risco ou oportunidade?”. O objetivo é trazer aos profissionais que fazem parte do campo de atuação da associação o fortalecimento sobre o debate de novas tecnologias, como a I.A, aplicadas à área da saúde.

“Discutir o tema da inteligência artificial é fundamental, uma vez que, atualmente, os equipamentos estão mais sofisticados e com tecnologias embarcadas que vão permitir extrairmos informações preditivas de seus dados, e isso significará maiores cuidados preventivos para o paciente. Tais análises ajudarão os profissionais da saúde na identificação de novos sintomas, bem como no acompanhamento de tratamentos em andamento, pois a própria máquina identificará mudanças através da monitoração do paciente em tempo real”, comenta Márcio Bosio, diretor institucional da ABIMO.

A empresa de tecnologias de biometria Full Face fará a palestra magna do evento com o tema: “O futuro que já está acontecendo”, com a presença de Danny Kabiljo, diretor comercial, e José Soares Guerrero, um dos fundadores. Em seguida, o coordenador do grupo de trabalho da Indústria 4.0 da ABIMO, Donizetti Louro, será o moderador do talk-show: “O que é inteligência artificial: realidade ou futuro?”, que tem como convidados o professor e diretor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, Esteban Clua; o pesquisador do Centro Global de Pesquisa da GE, André Maximino; e o CEO da Streithorst Soluções Tecnológicas, Rodrigo Streithorst.

Seguindo a programação, no turno da tarde ocorrerão os painéis Médico-Hospitalar e de Odontologia com os respectivos temas “Onde estamos com a tecnologia?” e “Tecnologias para o futuro da odontologia”.

O primeiro painel contará com a presença de executivos do Hospital Albert Einstein, Sírio-Libanês, Oswaldo Cruz e ainda André Baptiston, representante do Grupo IMED, e o coordenador do LAIS (Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do Rio Grande do Norte), professor doutor Ricardo Valentim.

Já o segundo terá a moderação do consultor da ABIMO e coordenador da Agência de Inovação do ISNF (Instituto de Saúde de Nova Friburgo) da Universidade Federal Fluminense, Claudio Fernandes, além de convidados internacionais, como Asbjorn Jokstad, professor do Departamento de Odontologia Clínica da Faculdade de Odontologia da Arctic University of Norway; Dr. Max Gordon, cirurgião ortopédico do Hospital Danderyd e pesquisador do Karolinska Institute, da Suécia; e Dianne Rekow, ex-reitora do Instituto Politécnico da New York University.

No dia 23/08 será a vez de falar sobre a experiência do usuário como um dos pilares da inovação no painel voltado à odontologia, que contará com as presenças de Monica Calasans, da Universidade Federal Fluminense; Van Thompson, fellow em Cirurgia Bucomaxilofacial da Tufts School of Dental Medicine; e Gustavo Klein, da DSP Biomédica.

Haverá também um espaço para as startups da saúde em um talk-show chamando “Ambiente evolutivo estratégico” moderado por Donizetti Louro.

O congresso finalizará com eventos voltados para a humanização. O primeiro é apresentado por Ricardo Valentim, do LAIS, que falará sobre Ciência Humanitária, e logo em seguida o filósofo e escritor brasileiro Luiz Felipe Pondé falará sobre “Humanização com a Tecnologia”.

Uma das atividades importantes da CIMES são as Rodadas de Inovação Tecnológicas. Um ambiente criado para que indústrias nacionais e centro de pesquisa e tecnologia que tenham afinidades de projeto possam transformar suas ideias em negócios. A Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) será a organizadora das rodadas de negócio e levará 25 das 44 unidades tecnológicas da entidade para o evento, fortalecendo ainda mais a relação das demais instituições que fazem parte da ABIMO.

“A ideia que nós temos é de mostrar que o Brasil está produzindo conhecimento sobre um conjunto de tecnologias extremamente importante. Temos condições de competir com muitos países ao redor do mundo e nossa produção se adequa ao mesmo padrão normativo utilizado nos principais países produtores de tecnologia médica e odontológica. Neste sentido, aproximar a indústria dos centros de pesquisa e desenvolvimento é muito importante, pois essa união facilitará o desenvolvimento de novos produtos e negócios”, explica Márcio Bosio.

O evento tem a expectativa de um público de 200 pessoas e já estão confirmadas para a cerimônia de abertura as presenças de Franco Pallamolla - presidente da ABIMO - e Ruy Baumer, presidente do SINAEMO (Sindicato da Indústria de Artigos e Equipamentos Odontológicos, Médicos e Hospitalares do Estado de São Paulo), que recepcionarão representantes do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), do MS (Ministério da Saúde), do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), da EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que abordarão o aspecto estratégico, regulatório e econômico da inovação na área de saúde no Brasil.

SERVIÇO

CIMES (Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde).

De 22 e 23 de agosto de 2018.

Hotel Maksoud Plaza – Rua São Carlos do Pinhal, 424 - Bela Vista – São Paulo

Mais informações: http://cimes.org.br

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar