Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sinteco destacará importância da gestão automatizada de medicamentos durante a 24ª Hospitalar

Sinteco destacará importância da gestão automatizada de medicamentos durante a 24ª Hospitalar

A multinacional italiana Sinteco, divisão de negócios da Bucci Automations, abordará soluções para a gestão automatizada de medicamentos durante a 24ª edição da Hospitalar Feira + Fórum. Considerada uma tendência mundial por evidenciar um novo modelo de farmácia hospitalar muito mais moderno e altamente eficiente, a automação de medicamentos traz benefícios já comprovados por hospitais como melhorias nas operações, redução de custos, otimização de tempo das equipes e dos espaços nas instalações.

 O CHdN (Centre Hospitalier du Nord), localizado na cidade de Ettelbruck em Luxemburgo, está entre os hospitais que apostaram na inovação. A instituição implantou a solução de automação da Sinteco para a dispensação de doses unitárias de medicamentos. Com pouco mais de 350 leitos, a tecnologia trouxe segurança e agilidade aos processos, além de tornar a cadeia logística de medicamentos mais flexível para atender necessidades específicas de cada área hospitalar. Os resultados logo apareceram com a redução de 15% na aquisição global de remédios e a otimização de 60% dos recursos humanos da farmácia ao automatizar e desburocratizar processos internos.


A Sinteco destacará na feira como a automação pode ajudar hospitais a lidar com o desafio de administrar grandes volumes de medicamentos, contribuindo para minimizar despesas farmacêuticas relacionadas às perdas por avarias, extravio e validade. "Substituir procedimentos manuais por sistemas automatizados impacta significativamente a gestão operacional. Para se ter uma ideia, a separação automatizada de doses unitárias possibilita reduzir em até 50% do tempo atualmente dedicado ao preparo de prescrições”, explica José Renato Marcuci, responsável pelas vendas da Sinteco no Brasil.

Rastreabilidade,  gestão de estoque e segurança ao paciente

 A aplicação da tecnologia nas mais diversas etapas da cadeia logística de medicamentos permite sua total rastreabilidade interna, que vai do recebimento até a administração ou o eventual retorno, criando um histórico completo. “Esse controle dá continuidade à rastreabilidade já existente e garantida por lei, que vai desde o fornecedor até o recebimento nos hospitais. Sendo assim, a automação pode ampliar esta rastreabilidade para dentro da estrutura hospitalar, de modo integrado com a gestão interna aplicada”, ressalta Marcuci, que ainda acrescenta: “Se gerenciada corretamente, a rastreabilidade total não apenas facilita análises e eventuais investigações pontuais, mas também aumenta a segurança ao processo e ao paciente”.

 Quando a cadeia de gestão de medicamentos é automatizada e integrada, cria-se uma sinergia entre os processos logísticos, diminuindo lacunas temporais e simplificando procedimentos. Um exemplo prático disto é o processo de devolução de medicamentos não administrados que pode ser reconhecido automaticamente pelo sistema, sem a necessidade de conferência e confirmação manuais, as quais prolongariam o tempo necessário para reajustar o estoque e realizar o estorno na conta do paciente.

 Segundo a Sinteco, muitas instituições têm dificuldades em obter informações precisas sobre seus estoques. Com a aplicação da automação este controle é otimizado e dependendo do nível de automação empregado, é possível obter inventários em tempo real. “A gestão de estoques nesse cenário agiliza decisões estratégicas e emergenciais dos profissionais de saúde, permitindo que a demanda seja calculada com base em históricos precisos e em caráter preventivo”, pontua José Renato. Benefícios adicionais estão presentes também quando há uso de armários robotizados ou automações equivalentes, que gerenciam de modo personalizado os produtos, controlando a data de validade e demandas sob quarentena.

Visite o estande da Sinteco número 10-198, localizado no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, São Paulo, durante a Feira Hospitalar 2017.
Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar