Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

ABIMED anuncia vencedores do 2º Prêmio de Inovação Transformacional

1. abimed

A ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde) anunciou ontem (6) os vencedores do 2º Prêmio ABIMED de Inovação Transformacional. Fo

O ganhador na categoria “Melhoria do Padrão de Cuidado Medico” foi o projeto PulmoVista 500: Tornando a Ventilação Pulmonar Visível, apresentado pela empresa Dräger, representada no evento pelo National Executive Director, Renato Rocha. O PulmoVista 500 é um tomógrafo que pode ser utilizado à beira do leito de pacientes com complicações pulmonares graves e restrição de deslocamento.ram premiadas duas empresas que se destacaram nas categorias “Melhoria do Padrão de Cuidado Médico” e “Ampliação do Acesso da População à Saúde”.

O equipamento inova ao evitar a movimentação do doente e oferecer imagens em tempo real que possibilitam aos médicos avaliar os resultados das terapias em todas as regiões do pulmão. O recurso disponível até então era uma avaliação numérica e gráfica da ventilação pulmonar, menos precisa.

Com as imagens, os médicos podem ministrar um tratamento mais personalizado e assertivo, reduzindo o tempo de internação e o risco de complicações para o paciente. Por evitar deslocamentos, impacta menos na rotina hospitalar e ainda reduz custos para o sistema de saúde ao abreviar o tempo de hospitalização.

Na categoria “Ampliação do Acesso da População à Saúde” o vencedor foi o projeto Fisioterapia Digital, da empresa Treinei, que desenvolveu um sistema digital de fisioterapia, no qual os exercícios são executados à distância pelo paciente por meio de vídeos em um aplicativo de celular. O prêmio foi recebido por Marcelo Moraes, CEO e fundador da empresa.

A plataforma é utilizada como complemento à fisioterapia tradicional. Também pode ser empregada em procedimentos pré e pós-cirúrgicos. Além de prescrever os exercícios, o fisioterapeuta envia lembretes e orientações ao paciente e o acompanha por meio de um painel de controle com indicadores como nível de dor, frequência de atividades e percepção de melhoria. O sistema reduz o tempo de recuperação e permite um acompanhamento mais próximo do paciente pelo fisioterapeuta.  Por ser digital, elimina barreiras geográficas e custos e pode ser utilizado à distância, reduzindo filas de espera em hospitais e clínicas.

“O Prêmio revela que existem no país empreendedores seriamente comprometidos com a inovação e em buscar soluções que sejam de fácil acesso à população e, ao mesmo tempo, economicamente sustentáveis, promovendo ganhos para os pacientes e para o sistema de saúde do país”, afirma Carlos Goulart, presidente executivo da ABIMED.

A premiação ocorreu durante a quarta edição do “Líderes da Saúde”, promovido pelo Grupo Mídia. Os ganhadores foram escolhidos por uma Comissão Julgadora formada por: Dirceu Barbano, ex-diretor presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); Giovanni Guido Cerri, presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia do HCFM/USP e ex-Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, e Gonzalo Vecina Neto, Professor da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Os vencedores receberam um troféu e um selo de reconhecimento de vencedor do 2º Prêmio ABIMED de Inovação Transformacional, que poderá ser inserido em materiais impressos e na web. Os trabalhos ganhadores também serão divulgados nos sites www.abimed.org.br e www.saudeonline.net e na Revista Healthcare Management.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar