Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

ABIMO: representatividade da indústria brasileira de dispositivos médicos e odontológicos no mercado nacional e internacional

Franco PallamollaComo entidade representante da indústria brasileira de dispositivos para a saúde, a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos) promove o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional. É a responsável por monitorar os principais dados do setor, servindo como fonte de informações para associados, governo e parceiros a respeito de um segmento que representa 10% do PIB do Brasil e abrange empresas que produzem desde pequenos componentes a imponentes tomógrafos, com capacidade de suprir 95% das demandas de um hospital inteiro.

Na entrevista a seguir, Franco Pallamolla, presidente da entidade, ressalta os principais projetos de atuação para 2017, não só no poder público, mas também em iniciativas próprias. O presidente aponta a luta da Associação pela justa isonomia tributária com os produtos importados, assim como a discussão de assuntos de caráter regulatório que continuarão com acompanhamento, além da iniciativa de centralização de compras públicas das PDPs (Parcerias de Desenvolvimento Produtivo) e encomendas tecnológicas do setor de produtos para a saúde. Confira mais detalhes na entrevista a seguir.

Hospitalar.com: Quais são os projetos da instituição para 2017?

Franco Pallamolla: A ABIMO tem programadas importantes ações para o próximo ano, tanto junto ao poder público como em realizações de sua própria iniciativa. Atuaremos junto ao Ministério da Saúde a fim de trazer resultados ainda melhores para a concretização das parcerias com vistas ao desenvolvimento produtivo. Manteremos viva a luta por uma justa isonomia tributária com os produtos importados e pela renovação do Convênio ICMS 01/99.

Além disso, os assuntos de caráter regulatório continuarão a contar com nosso rigoroso acompanhamento, o que nos tem proporcionado orientar com precisão e qualidade as empresas associadas.Implementaremos mais uma edição do Prêmio Inova Saúde e do nosso já tradicional congresso de inovação, o CIMES, que terá como tema central a Indústria 4.0 – A Saúde cada vez mais conectada.

Visando ao incentivo às exportações, o Projeto Brazilian Health Devices, realizado pela ABIMO em estreita parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), continuará apoiando as empresas brasileiras no esforço exportador.

Hospitalar.com: Fale um pouco sobre os projetos da instituição e o impacto deles para o setor.

Franco Pallamolla: Detalhando alguns dos projetos acima citados, anuncio que a ABIMO estará fortemente empenhada em incrementar a proposta entregue ao Ministro da Saúde para criar e estruturar a centralização de compras públicas das PDPs e encomendas tecnológicas do setor de produtos para a saúde. Essa é uma potente ferramenta que conjuga aumento de competitividade da indústria com redução de custos para o sistema de saúde. 

Em continuidade a essa agenda de trabalho para 2017, a ABIMO realizará mais uma edição do Prêmio Inova Saúde, que destaca uma indústria do setor odontológico e outra do setor médico-hospitalar por produto ou serviço que figure como inovação na cadeia produtiva nacional e que, desta maneira, tenha contribuído com a elevação do patamar tecnológico em benefício da saúde humana. Como novidade, em 2017 o prêmio da área odontológica receberá o nome de Prêmio Knud Sorensen, em homenagem póstuma ao cirurgião-dentista, ex-vice-presidente do setor odontológico da ABIMO.

Entre os dias 17 e 18 de agosto de 2017, no Hotel Maksoud Plaza em São Paulo/SP, faremos a sexta edição do CIMES (Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para a Saúde), congresso que tem o intuito de promover o encontro entre indústria, academia e governo para discutir políticas de inovação na cadeia produtiva da saúde.

Além disso, a ABIMO estará, mais uma vez, à frente do projeto setorial Brazilian Health Devices, que desenvolve em parceria com a Apex-Brasil. São 15 anos de ações coordenadas para o apoio às exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde, representando-as internacionalmente e participando de eventos nos mercados-alvo do setor em Angola, Chile, Espanha, Estados Unidos, Índia, México, Rússia, Turquia, Arábia Saudita, Irã, Colômbia, Emirados Árabes e China.

Em outra frente, em breve estará disponibilizada a agenda completa de cursos que têm como missão manter nossos associados atualizados sobre as novas regulamentações e exigências técnicas do setor.

Finalmente, e não menos importante, seguiremos atuando fortemente na operacionalização de mecanismos que fomentem a inovação em nosso setor.

Hospitalar.com: Como a sua participação no evento ajuda no desenvolvimento dos seus projetos?

Franco Pallamolla: A presença constante da ABIMO em todos esses anos demonstra a relevância da HOSPITALAR no cenário de negócios brasileiro. Participar desse evento, mantém a ABIMO em contato com o que há de melhor no mercado e alinhada aos compromissos que serão os impulsionadores da indústria de dispositivos para a saúde: inovação tecnológica, atendimento ao imenso mercado interno e disputa por mercados internacionais.

Hospitalar.com: Há quantas edições participa da HOSPITALAR?

Franco Pallamolla: São 23 anos de participação ininterrupta na feira, à frente das empresas associadas.

Hospitalar.com: Como você vê a importância desse evento no setor da saúde como um todo?

Franco Pallamolla: A HOSPITALAR é a principal feira do setor da América Latina, o que potencializa a atração de mais compradores internacionais para o Brasil, reforçando a imagem de nação séria e competitiva ao realizar evento tão significativo para o setor da saúde mundial.

Trata-se de iniciativa canalizadora da atenção de empresários e profissionais dos cinco continentes, confirmando-se a cada ano como importante geradora de negócios e networking no mercado de saúde, trazendo confiança ao segmento e sendo reconhecida por unir os principais players da cadeia de saúde.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar