Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

BRASIL-HOLANDA: com visitas ao InRad e ICESP avança a busca de cooperação na saúde

Instituições e empresas de saúde de SP buscam formas de aplicar por aqui as soluções vistas na Holanda.

brasilXholandaEm visita ao InRad e ICESP, Zizi Camargo, Luís Ferreira, Sueli Saes, Evandro Penteado, Eduardo Perillo, Cláudio Terra, Eduardo Giacomazzi, Carlos Negrão, Waleska Santos, Nico Schiettekatte, Antonio José Pereira, Robert Meijering, Marcos Menezes, Ana Jussara Leite, Marisa Madi e Monica Araújo.Visitas guiadas ao Instituto de Radiologia do HCFMUSP (InRad) e ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) marcaram mais uma etapa das ações que representantes de instituições e empresas do setor de saúde de São Paulo vêm desenvolvendo após sua visita à Holanda, em junho passado.

Após conhecer o sistema de saúde holandês e tomar contato com instituições governamentais, universidades e empresas interessadas em desenvolver parcerias com organizações brasileiras, o grupo da “Missão Holanda” vem se reunindo periodicamente, buscando identificar áreas de cooperação.

No dia 5 de outubro, o encontro aconteceu no InRad e ICESP, institutos que integram o complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo.

Sobre o InRad

Com 22 anos de atividades, o InRad éum centro de excelência e referência internacional em radiologia, com pioneirismo tecnológico em diagnóstico, terapêutica por imagem e tratamento oncológico. Foi a primeira instituição da América Latina a aplicar as técnicas de medicina nuclear e a primeira da América do Sul a dispor de equipamento de braquiterapia de alta taxa de dose. Também foi o primeiro hospital público do país a ter instalada uma unidade de produção e desenvolvimento de radiofármacos emissores de pósitrons em medicina nuclear (Projeto Ciclotron) para utilização em exames de diagnóstico de pequenos tumores e em projetos de pesquisa na área de imagem molecular.

Sobre o ICESP

Já o Instituto do Câncer Octavio Frias de Oliveira, inaugurado em 2008, é uma organização social criada pelo Governo do Estado em parceria com a Fundação Faculdade de Medicina para ser o maior hospital especializado em tratamento de câncer da América Latina. Num prédio de 28 andares e área de 84 mil metros quadrados, o ICESP atende mensalmente cerca de 6 mil pacientes com diagnóstico de câncer, os quais são assistidos em todas as fases de seu atendimento, do diagnóstico à reabilitação, integradas no mesmo local. Os profissionais do ICESP também desenvolvem atividades de ensino e pesquisa, de acordo com o modelo de ensino médico introduzido pela Faculdade de Medicina da USP no país. O objetivo é transformar o Instituto em um centro de pesquisa de referência em nível internacional na área do câncer, inclusive no estudo de novos fármacos e tratamentos inovadores para a doença.

Quem participou

Recebidos por Marisa Madi, diretora executiva do InRad, Marcos Menezes, diretor de radiologia do ICESP, Antonio José Pereira, superintendente do HCFMUSP e pelo Prof. Dr. Roger Chammas, presidente do Conselho Diretor do ICESP, o grupo teve à frente o cônsul da Holanda em São Paulo para as áreas de inovação, tecnologia e ciência, Nico Schiettekatte.

Também participaram do encontro Cláudio Terra (Hospital Albert Einstein), Carlos Negrão (FAPESP), Eduardo Perillo (FIESP), Lourdes “Zizi” de Camargo (Baumer), Eduardo Giacomazzi (FIESP), Evandro Penteado (Hospital do Coração), Waleska Santos, Monica Araújo e Ana Jussara Leite (Hospitalar), Sueli Saes (Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo), Luís Carlos Ferreira (USP) e Robert Meijering (consulado da Holanda em São Paulo).

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar