Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Comissão de Ética da ABIMED passa a ter atuação independente

Novo documento permite que comissão possa aplicar sanções em caso de infração

Abimed01Com o intuito de assegurar a autonomia de suas decisões, a Comissão de Ética da ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde) passou a atuar com independência em relação à Diretoria Executiva, Conselho de Administração e demais cargos administrativos da entidade. 

A medida começou a vigorar a partir de março deste ano, quando foi aprovado em assembleia geral o novo estatuto social da associação. Em maio, o regimento interno que regulamenta as competências e escopo de atuação da comissão foi aprovado e, entre as mudanças estabelecidas no documento, está também a possibilidade de o comitê aplicar sanções às empresas em caso de infração. Conforme a gravidade da ocorrência, as penalidades podem variar entre advertência, suspensão ou exclusão da empresa do quadro associativo da ABIMED. 

“Perder o direito de ser associado de uma entidadecomo a ABIMED começa a ter impacto também nos negócios. É cada vez mais frequente que fontes pagadoras privadas, como hospitais e planos de saúde, queiram saber dos fornecedores qual é o código de conduta que ele segue”, explica Felipe Kietzmann, presidente da Comissão.

Para assegurar um padrão de integridade comum a todas as empresas associadas da associação, a comissão deverá iniciar um processo de avaliação da idoneidade das empresas postulantes. Em relação a estas, a Comissão de Ética passará a opinar antes do Conselho de Administração e baseará seu parecer em pesquisa reputacional prévia.

Integrada por 190 empresas do setor médico-hospitalar, a ABIMED foi pioneira ao lançar, em 2006, o primeiro Código de Conduta da área da Saúde no país. O Código foi revisto e atualizado periodicamente e está em sua quarta edição. A adesão ao documento é pré-requisito para as empresas fazerem parte da entidade. 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar