Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Diretor da Anvisa visita a sede da ABRAIDI

O diretor de Autorização e Registros Sanitários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Renato Porto, esteve na sede da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para a Saúde (ABRADI) no dia 17 de Janeiro...

O diretor de Autorização e Registros Sanitários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Renato Porto, esteve na sede da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (ABRAIDI) no dia 17 de janeiro, e ouviu diversas reivindicações setoriais propostas pela entidade. Porto foi recebido pelo presidente da ABRAIDI, Sérgio Rocha, pelo diretor-executivo, Bruno Bezerra, e pelo diretor técnico, Sérgio Madeira.

Na ocasião, o diretor da Anvisa falou da medida anunciada pela agência, que ampliou de 5 para 10 anos o prazo de validade de registro de produtos para a saúde. "Mudamos apenas o marco regulatório, com a mesma segurança no controle de produtos. A diretoria colegiada e todas as áreas da Agência estão comprometidas para modernizar os seus processos. E é o que estamos fazendo", explicou Porto.

Outros assuntos foram colocados em pauta pelos diretores da ABRAIDI, como a fiscalização sanitária em Portos, Aeroportos e Fronteiras (PAFs), dados técnicos desatualizados no site da Anvisa sobre produtos médicos que contemplam a publicação sistemática de cadastro e a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC 183, que trata dos programas de inspeção e dos procedimentos administrativos para a concessão da Certificação de Boas Práticas de Fabricação para estabelecimentos fabricantes de Produtos para a Saúde, localizados fora do território nacional e do Mercosul.

“Faremos um acompanhamento das Resoluções para saber se elas estão sendo realmente efetivas”, comentou o diretor da Anvisa. Porto também falou da importância dos pacientes serem informados no momento da alta médica a respeito de produtos que foram implantados em cirurgias. Ele explicou que essa informação pode ser disponibilizada em um banco de dados da própria Anvisa com o CPF do paciente, utilizando dados do Registro Nacional de Implantes (RNI). "Estamos no caminho para que essa cobrança seja feita para todos os elos do segmento de saúde com informações cada vez mais precisas", completou.

No final do encontro, Renato Porto foi convidado a participar de um evento específico para os distribuidores, que será realizado pela ABRAIDI em abril. Também foi entregue ao diretor um relatório de atividades da associação ao longo de 2017, muitas delas relacionadas com a própria Agência.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar