Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Em 2013, Ivo Pitanguy recebeu o Prêmio Hospitalar – Personalidade do Ano na Área da Saúde

Hospitalar lamenta profundamente o falecimento do cirurgião plástico

premiohospitalar2013No último sábado (6), o cirurgião plástico Ivo Pitanguy faleceu aos 93 anos, em sua casa no Rio de Janeiro. Segundo sua assessoria, ele foi vítima de uma parada cardíaca. Expoente na cirurgia plástica e reconstrutora no Brasil e no mundo, com mais de 50 anos de carreira, Pitanguy recebeu o Prêmio Hospitalar - Personalidade do Ano na Área da Saúde. A homenagem foi feita durante o jantar de comemoração dos 20 anos da Hospitalar Feira + Fórum, realizado na noite do dia 22 de maio de 2013, em São Paulo.

Criado em 2005, o Prêmio Hospitalar destaca profissionais que prestaram significativa contribuição ao avanço da medicina, pesquisa, atendimento médico-hospitalar e qualidade de vida da população brasileira e mundial. O cirurgião foi reconhecido por ter transformado a vida de milhares de pacientes, famosos e anônimos e por ser responsável pela formação de várias gerações de alunos, novos cirurgiões que aprenderam com ele a respeitar e valorizar a autoestima dos pacientes.

Durante a entrega do prêmio Pitanguy agradeceu a presença de todos e destacou: “Meu objetivo é fazer com que cada um se sinta bem com sua imagem, já que isso é um direito natural do homem desde que ele nasceu. Neste momento quero dizer que a cirurgia plástica, deu esse direito ao ser humano, que agora pode reconquistar o bem-estar através da sua uma imagem no mundo que o cerca”.

Pitanguy foi responsável pela implantação do Serviço de Queimados do Hospital do Pronto-Socorro e o primeiro serviço de cirurgia de mão e de cirurgia plástica reparadora da Santa Casa. Foi professor de cirurgia plástica da Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas. Em 1961, com a colaboração de médicos residentes, participou do atendimento às vítimas do incêndio do Gran Circo Norte-Americano, em Niterói, o que proporcionou visibilidade à importância social da especialidade. O acidente matou mais de 500 pessoas e deixou mais de 800 feridos com sequelas por queimaduras.

Inaugurou a Clínica Ivo Pitanguy em 1963, que se transformou em referência nacional e internacional para a cirurgia plástica. Pitanguy era patrono da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro honorário da American Society of Plastic Surgery (AISAPS). Também professor e escritor, foi membro da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a cadeira nº 22 desde 1990.

Na última sexta-feira (5), em uma cadeira de rodas, o médico carregou a tocha olímpica na Gávea, Zona Sul do Rio, bairro onde está localizada sua clínica de cirurgia plástica.

Pitanguy nasceu em Belo Horizonte, no dia 5 de julho de 1923, filho do médico cirurgião Antonio de Campos Pitanguy e de Maria Stäel Jardim de Campos Pitanguy, e deixou viúva a senhora Marilu Nascimento, com quem era casado desde 1955, quatro filhos e cinco netos.

Aos familiares, a Hospitalar deseja que a dor da perda se transforme brevemente em saudades e que o legado deixado por ele o mantenha imortalizado em nossos corações.

Clique aqui e confira a edição da Hospitalar Today com a cobertura da premiação: https://issuu.com/publimededitora/docs/jht_edi__o_4_site

Clique aqui e veja as fotos da premiação: http://www.hospitalar.com/pt/portal-de-noticias/linha-do-tempo-premio-hospitalar

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar