Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

FBAH instala regional no Maranhão para  difundir conhecimentos com norte e nordeste do país

FBAH instala regional no Maranhão para difundir conhecimentos com norte e nordeste do país

Federação Brasileira de Administradores Hospitalares realiza simpósio em São Luís e implanta oficialmente uma unidade local para atender às demandas da região

A FBAH – Federação Brasileira de Administradores Hospitalares esteve no dia 20 de junho em São Luís (MA) para duas atividades estratégicas de sua atual gestão. Além de realizar o I Simpósio Maranhense promovendo a troca de experiências e networking entre os mais de 120 presentes, a entidade também implantou oficialmente sua unidade regional no estado.

O evento que recebeu gestores de diversos segmentos como enfermeiros, médicos, administradores, engenheiros, biomédicos, técnicos e empresários, reforça o interesse da FBAH de vencer as barreiras geográficas levando sua experiência e seu know how para todo o território nacional. “A importância de se criar a regional do Maranhão, bem como em outros estados brasileiros, é disseminar o conhecimento da gestão hospitalar e da gestão de saúde como um todo. A Federação está ultrapassando as barreiras de São Paulo e o primeiro grande evento desta conquista foi a inauguração da regional maranhense”, diz Waldomiro Monforte Pazin, presidente da entidade.

Representando a esfera governamental, o secretário de estado de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, palestrou sobre “Os Esforços da SES para uma Saúde Melhor no Maranhão” e também se pronunciou de forma bastante positiva quanto a essa iniciativa da FBAH. “A corporação de administração hospitalar é fundamental para a melhoria qualitativa dos nossos serviços. Precisamos qualificar nossos hospitais e nossas unidades hospitalares e, mais do que isso, precisamos pensar para frente. Chegamos atrasados ao século XXI e temos muita pressa e urgência para consertar nossa rede de saúde”, declara.

Também presente no evento do último dia 20, a superintendente executiva da Federação, Eliete Di Spirito, demonstra esta preocupação em permitir que o conhecimento adquirido nos 46 anos da entidade não fique limitado a uma parcela da população. “A Federação iniciou, no ano passado, esse trabalho de ampliar os horizontes. Essa experiência no Maranhão representa uma grande esperança para reunir os administradores. Ao participar do evento, ouvir as palestras e conversar com os presentes, percebemos a sede que o Brasil tem deste contato”, declara.

A regional do Maranhão será comandada por Plínio Túzzolo, diretor geral no Hospital São Luiz desde 2011, que assume a presidência e acredita que este é apenas um ponto de partida para que a Federação apresente toda sua estrutura para o estado. “Minha satisfação é muito ampla pela confiança que me é depositada e pela convicção de que, com um trabalho sério, bem organizado e objetivo, vamos sensibilizar o segmento e obter apoio de todos aqueles que atuam na área de gestão das empresas de saúde do Maranhão”, afirma. Para Paulo Camara, vice-presidente da FBAH, a escolha de Túzzolo não poderia ser mais acertada. “O Plínio é um administrador hospitalar conhecido da Federação há tempos. Por estar no estado há mais de 17 anos, conhece a região, conhece a entidade e por isso foi a pessoa escolhida para iniciar esse importante trabalho local”.

Além das autoridades mencionadas, também estiveram presentes outros palestrantes de renome na área da saúde como Dario Ferreira Neto, Gonzalo Vecina Neto, Rose Mara Miranda, Beatriz Fernandes Rosa, Cléber Costa e Teresinha Covas Lisboa. Muitos empresários do segmento local como Eduardo Lago e Paulo Braid também prestigiaram a abertura da regional maranhense da FBAH.

Ação no Paraná – A FBAH já tem, em seu calendário, um evento programado juntamente à regional Paraná. Realizado pela Federação das Misericórdias do estado entre 25 e 27 de outubro, o 10º Seminário FEMIPA debaterá política, gestão e seus reflexos na saúde. Marcada para quinta-feira, dia 26 de outubro, a apresentação da FBAH integra a sala temática “Parlons Santé: Gestão Hospitalar”, que está pré-agendada para acontecer das 8h30 às 12h30.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar