Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Giovanni Cerri toma posse na ANM

Giovanni Cerri toma posse na ANM

No dia 20 de junho, o médico radiologista membro do conselho de administração do Hospital Sírio-Libanês assumiu a Cadeira nº 83 da Secção de Ciências Aplicadas à Medicina

Reconhecido no setor de saúde do país, o doutor Giovanni Guido Cerri tomou posse, no dia 20 de junho, da Cadeira nº 83 da Secção de Ciências Aplicadas à Medicina da ANM – Academia Nacional de Medicina. Eleito em 18 de maio, o novo acadêmico já atuou como Secretário de Saúde do Estado de São Paulo e foi diretor do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Presidente da SPR – Sociedade Paulista de Radiologia, também integra o conselho administrativo do Hospital Sírio-Libanês.

A cerimônia, realizada na sede da instituição no Centro do Rio de Janeiro, contou com a presença de várias autoridades como o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, representantes de instituições como da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, do Hospital Sírio Libanês, da Associação Médica Brasileira e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Em seu discurso de posse, Giovanni Cerri declarou-se emocionado por passar a integrar uma instituição cuja história se mistura com a própria história do Brasil. Segundo o médico, as mentes mais brilhantes da medicina brasileira passaram por essas fileiras, fato que o motivou a pleitear o título de Membro Titular. Agradeceu também a todos os presentes e àqueles que o auxiliaram ao longo de sua carreira, reservando um espaço especial para agradecer à sua família, que preencheu as primeiras fileiras das bancadas do Anfiteatro Miguel Couto.

Cerri entra para a academia preenchendo a vaga resultante da passagem do também radiologista Felippe Mattoso à membro emérito da instituição. Ítalo-brasileiro, Cerri iniciou na medicina na segunda metade da década de 1970, quando o setor de radiologia emergia para uma transição importante para a saúde do país. Participou ativamente da modernização da Faculdade de Medicina da USP, incluindo as novidades propostas pelo Hospital das Clínicas, e da criação do ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

Na ANM, atuou em eventos de amplo valor agregado como, por exemplo, a conferência “Radiologia e Arte – A busca da convergência tecnológica” em 2014 e a conferência magna “As perspectivas da imagem histológica não invasiva através da ressonância magnética de alto campo – 7T” no ano passado. Passou também a abordar assuntos mais administrativos, tendo sido um dos palestrantes sobre Judicialização em Medicina em julho de 2016 para abordar os efeitos destes processos nos sistemas de saúde público e privado.

O patrono da cadeira ocupada por Cerri é o doutor Vital Brazil Mineiro da Campanha, médico brasileiro fundador do Instituto Vital Brazil responsável pela criação dos soros antipeçonhentos específicos e do soro antiofídico polivalente que, além de oferecer ferramentas importantíssimas à medicina, vem salvando vidas nos últimos cem anos.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar