Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Holanda - País com o melhor sistema de saúde da Europa investe em smart solutions

Com investimentos de 71,3 bilhões de Euros no ano de 2015 (11,8% do PIB), a Holanda foi apontada pelo terceiro ano consecutivo como o melhor sistema de saúde da Europa.

holandaaaaaaThijs Teeling, presidente do Task Force Health Care Holanda, Waleska Santos, presidente da Hospitalar e Paulo Fraccaro, superintendente da ABIMO, que também integrou a missãoCom 17 milhões de habitantes e uma expectativa de vida de 81,2 anos, o país investe mais de 5 mil euros por adulto e 12.700 euros por família num sistema em que governo, empresas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa atuam de forma integrada, apoiando a relação entre pacientes, seguradoras e prestadores de serviços de saúde.

Segundo o Euro Health Consumer Index, desde 2013 o sistema de saúde da Holanda aparece como o melhor avaliado no ranking de 35 países europeus, tendo alcançado 916 pontos em um total de 1.000, em 48 áreas de interesse.  Realizado desde 2006 pelo Health Consumer Powerhouse Ltda, de Estocolmo, o estudo dos itens que pacientes e consumidores valorizam no sistema de saúde tem contribuído para melhorar processos e reduzir deficiências. Para os coordenadores, a excelente avaliação da saúde holandesa pode ser explicada pelo fato de que na Holanda os profissionais de saúde e os pacientes estão mais envolvidos em importantes decisões do setor do que em outros países, onde as discussões ficam somente no âmbito dos políticos, instituições financiadoras e burocratas.

Força tarefa para saúde

Para entender as mudanças que os holandeses implementaram em seu sistema de saúde nos últimos anos, a presidente da Hospitalar, Waleska Santos, participou da missão brasileira que visitou o país recentemente, com uma agenda de contatos que envolveram o Ministério da Saúde, Bem-Estar e Esportes, Ministério da Educação, Cultura e Ciência, empresas fornecedoras de produtos e serviços para saúde, universidades e instituições ligadas à saúde.

Um dos encontros mais importantes foi com Mr. Thijs Teeling, presidente do Task Force Health Care, plataforma público-privada para o setor de saúde, criada em 1996. Esta plataforma estimula a cooperação e a troca de conhecimentos entre mais de 100 parceiros (governo, indústrias, universidades, ONGs e instituições de pesquisa), representa a Holanda nas relações de cooperação internacional na área da saúde, e promove a inovação e “smart solutions” para os grandes desafios da saúde.

Segundo Teeling, as grandes questões são o envelhecimento da população, o aumento das doenças crônicas, o crescimento das demandas dos pacientes e o uso intensivo de tecnologias avançadas, itens que também determinam crescentes custos para o setor. Lembrou que o número de holandeses com mais de 80 anos dobrou nos últimos 30 anos e vai dobrar novamente nos próximos 20 anos.

Para resolver estas questões e garantir qualidade, disponibilidade e acessibilidade de toda a população aos serviços de saúde, o país vem investindo em soluções trabalhadas em parceria, a partir de centros de pesquisa e desenvolvimento focados em áreas como reabilitação, mobilidade e home care; alta tecnologia, robótica e mecatrônica; imagem e diagnóstico; nanotecnologia e biotecnologia; medicina, nutrição e saúde.

Clique aqui e veja as principais informações de saúde da Holanda:

http://www.tfhc.nl/ministry-of-health-welfare-sport/

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar