Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Holanda traz para Hospitalar exemplos de inovação e gestão do sistema de saúde mais bem avaliado da Europa

Holandeses mostrarão como se tornaram referência mundial em inovação e exportação de tecnologias para saúde, em eficiência no atendimento da população e em envelhecimento saudável.

Monica Nico e WaleskaMonica Araújo, diretora da Hospitalar, o cônsul Nico Schiettekatte, e a presidente da feira, Waleska Santos: parceria forte para acelerar a troca de experiências e parcerias comerciais na área da saúde.A Holanda, que nos últimos três anos lidera o ranking dos melhores sistemas de saúde entre 35 países europeus, terá uma participação especial na Hospitalar 2017.

Na condição de “País-Convidado” do evento, os holandeses vão mostrar à cadeia da saúde e aos milhares de profissionais e empresários brasileiros e estrangeiros que visitam a Hospitalar, uma amostragem da expertise de suas empresas na produção de tecnologias para saúde, bem como as realizações de algumas de suas mais conhecidas universidades e instituições dedicadas à inovação aberta.

A participação foi confirmada por Nico Schiettekatte, Cônsul de Inovação, Tecnologia e Ciência da Holanda em São Paulo, que tem dedicado especial atenção a aproximar e integrar experiências em saúde entre instituições holandesas e brasileiras. Em junho passado, empresários brasileiros e representantes de instituições de pesquisa foram conhecer o modelo de saúde da Holanda. Em novembro, especialistas holandeses em inovação em saúde e envelhecimento participaram de seminários em São Paulo. Além disso, acordos de cooperação entre universidades brasileiras e holandesas já estão em andamento, com perspectivas da aprovação de novos projetos nos próximos meses.

375 empresas inovadoras

Na próxima edição da Hospitalar, o Pavilhão da Holanda reunirá empresas e instituições apresentando inovação em produtos e serviços para saúde. O país é o terceiro maior exportador mundial de produtos de tecnologia médico-hospitalar (MedTech), com negócios de 34 bilhões de euros em 2015: 25 bilhões em produtos farmacêuticos e o restante em equipamentos médicos e para laboratórios.

Com aproximadamente 375 empresas inovadoras na área de ciências da vida localizadas num raio de 200 quilômetros, a Holanda apresenta um dos mais importantes centros de inovação em produtos, equipamentos e serviços para saúde. Ocupa a 8ª posição mundial em pedidos de patentes para MedTec e o 2º lugar em patentes para biotecnologia.

Saúde elogiada pelos consumidores

O país vai mostrar as mais relevantes realizações de seu modelo de saúde também no Fórum Hospitalar. Terá palestrantes no CISS – Congresso Internacional de Serviços de Saúde, evento que tem como tema “Segurança do Paciente: a nova fronteira de qualidade dos sistemas e dos serviços de saúde”, e também no International Digital Healthcare Forum, encontro especialmente dirigido ao setor de TI, que abordará o tema: “eHealth.17 – The End of the Beginning”.

Com investimentos superiores a 71 bilhões de euros no ano de 2015 (11,8% do PIB), a Holanda promoveu, nos últimos 15 anos, uma grande reforma em seu sistema de saúde. Governo, empresas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa atuam hoje de forma integrada, apoiando a relação entre pacientes, seguradoras e prestadores de serviços.

Com 17 milhões de habitantes e expectativa de vida de 81,2 anos, o país investe mais de 5 mil euros por adulto e 12.700 euros por família, a cada ano. Segundo o Euro Health Consumer Index, que coordena a avaliação de saúde em 35 países europeus, o foco de investimentos holandeses em itens que pacientes e consumidores consideram mais importantes tem contribuído para melhorar processos e reduzir deficiências no atendimento de saúde. Outro fato que explica a ótima avaliação é que, na Holanda, profissionais de saúde e pacientes estão muito mais envolvidos nas decisões do setor do que em outros países.

Os mais competitivos da Europa

A Holanda aparece como a economia mais competitiva da Europa (e a 4ª mais competitiva do mundo) no Relatório Global de Competitividade 2016-2017, publicado pelo World Economic Forum.

Com o Brasil os holandeses mantêm um ritmo constante de negócios: foram 4,9 bilhões de euros em exportações de bem e serviços e 4,3 bilhões em importações no ano de 2015. No mesmo período, empresas holandesas fizeram investimentos diretos de 14 bilhões de euros no Brasil.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar