Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Indústria 4.0: saúde cada vez mais conectada

ABIMO promove workshop sobre o tema nesta quinta-feira (27)

industria 4.0Conhecida como quarta revolução industrial, a indústria 4.0 é um conceito proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação aplicadas aos processos de manufatura. O termo surgiu na Alemanha, na Feira de Hannover em 2011, e propõe eliminar os limites entre o mundo digital, o físico e o biológico. Assim, o mundo físico ganha acesso ao poder do digital possibilitando que sistemas cyber-físicos, internet das coisas, Big Data e internet dos serviços tornem cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis os processos de produção.

Essa quarta revolução incentiva, mesmo que ainda não massivamente, um novo modelo de produtividade para diversas verticais. Na saúde, impacta diretamente no desenvolvimento de novos tratamentos, no monitoramento do paciente e na gestão dos recursos dos hospitais. Diante desse cenário, a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) promoverá no dia 27 de outubro um workshop sobre o tema. Na ocasião, estarão presentes vários especialistas que falarão sobre o conceito de indústria 4.0, apresentarão os desafios e soluções de indústrias já conectadas, assim como os desdobramentos e aplicações para indústrias médico-hospitalares e odontológicas.

Em um hospital, por exemplo, a indústria 4.0 incentivará a colaboração e geração de conhecimento. Além disso, leva cada vez mais inteligência ao processamento de exames laboratoriais. A conexão entre máquinas permite a troca de comandos, o envio de material biológico para o equipamento correto, o que gera resultados mais precisos e em tempo cada vez mais curto.

Workshop

Data: 27 de outubro

Horário: 13h

Local: Fiesp

Endereço: Avenida Paulista, 1313 – 10º andar

Programação preliminar

13h00 – Credenciamento

13h30 – Abertura e assinatura do Termo de Cooperação ABIMO/USP – ABIMO, USP, MS, MDIC, ANVISA, MCTI

14h00 – Conceito de Industria 4.0

14h30 – Casos de benchmarking- AMCHAM e AHK (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha)

16h00 – Desdobramentos e aplicações para indústrias médico-hospitalares e odontológicas

17h00 – Encerramento e coffee

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar