Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Luís Carlos de Souza Ferreira e João Gustavo Pessini Amarante Mendes tomaram posse como dirigentes do Instituto de Ciências Biomédicas

Luís Carlos de Souza Ferreira e João Gustavo Pessini Amarante Mendes tomaram posse como dirigentes do Instituto de Ciências Biomédicas

Na tarde da última quarta-feira (30), os novos dirigentes do ICB (Instituto de Ciências Biomédicas) da USP, Luís Carlos de Souza Ferreira e João Gustavo Pessini Amarante Mendes, tomaram posse como diretor e vice-diretor, respectivamente.

Na ocasião, a diretora, Mônica Araújo, esteve presente representando o time da Hospitalar e prestigiando o evento. “O professor Luís Ferreira teve uma participação muito importante na última Hospitalar e está entusiasmadíssimo para incrementá-la na próxima edição”, destaca Dra. Waleska Santos, presidente da feira, que não pode participar do evento, mas parabeniza os professores pelos novos cargos.

Ferreira possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde concluiu também o mestrado e o doutorado. Sua linha de pesquisa inclui as áreas de Microbiologia, Genética Molecular e de Microrganismos, Imunologia e desenvolvimento de vacinas.

Trabalha em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de diferentes estratégias vacinais, – dentre elas, destacam-se as pesquisas de vacinas voltadas para o controle de diarreias causadas por bactérias entéricas, dengue, cárie dental e tumores induzidos por vírus papiloma.

É responsável pelo Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas do Departamento de Microbiologia do ICB e coordena o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Vacinas da USP. Ferreira assume a Diretoria do Instituto após ter sido vice-diretor (2013-2017) e chefe do Departamento de Microbiologia (2005-2007).

O novo vice-diretor do ICB, João Gustavo Pessini Amarante Mendes, é professor do Departamento de Imunologia. Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de Santo Amaro, doutorado e livre-docência em Imunologia pela USP.

Atua nas áreas de Imunologia, Biologia Celular e Oncologia Experimental, principalmente nos seguintes temas: morte celular, apoptose, sinalização, imunorregulação, oncogenes e leucemia mieloide crônica. É o presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar