Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

190815_La Roche.jpg

Programa da Fundação La Roche-Posay auxilia emocionalmente crianças com câncer e suas famílias

O projeto será focado em três principais ações, que respondem às necessidades específicas dos pacientes em tratamento.

O aumento da incidência de câncer infantil está afetando todos os países do globo. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas crianças, a fundação La Roche-Posay, que há mais de 20 anos se dedica a pesquisas dermatológicas, em parceria com a Childhood Cancer International (CCI), lançou uma plataforma muito especial.

O lançamento aconteceu na Casa da Fazenda Morumbi, em São Paulo, e contou com a presença da embaixadora da Fundação, Luiza Valdetaro. Ela relembrou o caso de leucemia da primogênita, Maria Luiza, de 11 anos: "Certa vez, eu não tinha me dado conta de que a Malu estava com uma sensibilidade na pele por conta do tratamento. Só fiquei sabendo disso quando outra mãe falou. Ela chorava para tirar os curativos e eu não entendia, achava que era frescura. Quanto mais a gente troca, mais chances temos de poupar as crianças desses sofrimentos que são possíveis de evitar"

O projeto será focado em três principais ações, que respondem às necessidades específicas dos pacientes em tratamento: protocolos de massagens de pais nos filhos, uma escala de emoções para que as crianças consigam reconhecer e demonstrar suas emoções durante o tratamento, além de um portal de informação.

Criado em parceria com famílias e associações de pais, o portal pretende ser uma fonte confiável e qualificada de informações para lidar com o momento de descoberta da doença e com as dúvidas que podem surgir ao longo do tratamento.

A Gerente de Expertise Científica e Social da Fundação, Izabella Martorelli, afirma que, em média, 300 mil crianças são diagnosticadas com câncer por ano no mundo, sendo 12 mil no Brasil. O tratamento não é fácil, e os pequenos costumam sentir muitas dores e, com isso, preferem não serem tocados, o que torna o cuidado mais difícil.

Pensando nessa dificuldade, a La Roche-Posay se uniu a uma equipe de oncologistas, psicometristas, enfermeiros e fisioterapeutas e desenvolveu a “Terapia de 3Rs”. O protocolo foi desenvolvido para restabelecer o toque, relaxar a criança e reconectar os pais e filhos. São 25 movimentos de massagem, adaptáveis ao contexto da doença, que levam em conta o melhor momento para uma sessão, ritmo e tipo de movimento, sempre com toque suave e sem pressionar.

A escala de emoções da plataforma, atualmente em desenvolvimento, terá o objetivo de ajudar as crianças a reconhecer e demonstrar suas emoções durante o tratamento. Com essa informação, os pais e médicos vão conseguir adaptar a assistência a partir do estado emocional do paciente.

Além do Brasil, o projeto será implementado em mais quatro países: China, Estados Unidos, Rússia e França. No Brasil, o programa tem o apoio da Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC), que já atua para implementação do projeto em hospitais, como o do GRAACC e o Itaci, ambos em São Paulo.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar