Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Seminário Tendências e Inovações em Saúde reúne gestores de instituições em Porto Alegre

3.seminario sindihospaGestores de hospitais, clínicas e laboratórios, do Rio Grande do Sul e de outros estados estiveram reunidos na última quarta-feira (30) para discutir os caminhos que integram a visão do futuro da saúde no país. No “Seminário de Gestão – Tendências e Inovações em Saúde”, realizado no Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre, houve a troca de experiências de ações de sucesso desenvolvidas por organizações do setor.

Antes de iniciar as atividades foi feita uma homenagem às vítimas do acidente envolvendo o time da Chapecoense, ocorrido no dia 29 de novembro, com um minuto de silêncio e mensagens de apoio aos familiares e amigos da equipe.

Um dos primeiros painéis contou com a participação do gerente-médico do Escritório da Experiência do Paciente do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Marcelo Alvarenga. Ele destacou que entre 20% e 40% do gasto em saúde é desperdiçado por ineficiência. Em países desenvolvidos, fraudes e outras formas de desperdício podem representar um custo estimado entre US$ 12 bi e 23 bilhões por ano aos governos.

Já no painel "Os desafios do compliance e as responsabilidades do dirigente Hospitalar", o diretor-geral do SINDIHOSPA, Paulo Roberto Soares, ressaltou que “é importante criar a cultura de práticas que sejam éticas e que estimule o colaborador a indicar ações que possam estar em inconformidade".

Entre os destaques da programação estava a palestra “Tendências e Inovações da Gestão em Saúde”. O diretor-executivo do Hospital Sírio-Libanês e ex-presidente do SINDIHOSPA, Fernando Torelly, defendeu a criação de uma grande rede de cooperação nacional para potencializar resultados. "Diante da mudança na matriz competitiva do segmento hospitalar, a única competição que teremos de fazer é a de quem atende melhor o paciente, o resto devemos compartilhar", disse. Também participaram do painel Mohamed Parrini, superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, e Alceu Alves da Silva, diretor-superintendente do Sistema de Saúde Mãe de Deus.

Ao final do seminário houve a cerimônia oficial de posse do presidente do SINDIHOSPA, Henri Siegert Chazan, e de membros do Conselho de Administração. Chazan, que é advogado e atua na diretoria da entidade desde 2002, exercerá a gestão até 2019. “Mudanças exponenciais e de ruptura na tecnologia vão atingir o negócio saúde, um dos que mais tem crescido mundialmente. Há uma série de desafios e oportunidades. Temos a responsabilidade na construção de um futuro mais qualificado para esse segmento, beneficiando o setor e a comunidade", ressaltou o presidente.

O governo do Rio Grande do Sul foi representado pelo secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis. “Recursos são necessários, mas é preciso gestão para não financiar a falta de gerenciamento”, ressaltou Gabbardo ao destacar que as instituições têm sido leais parceiras na busca por soluções e no enfrentamento das dificuldades. Tércio Kasten, presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), enalteceu a qualidade do evento e a importância da troca de informações para a cooperação mútua. O vice-presidente da CNS, Marcelo Moncorvo Britto, também esteve presente.

O Seminário Tendências e Inovações em Saúde finalizou com a entrega do prêmio Destaques da Saúde 2016. Personalidades e instituições que fazem a diferença para a melhoria do setor da saúde foram os homenageados. Confira as distinções:

•             Destaque Personalidade Nacional: Fernando Andreatta Torelly (diretor-executivo do Hospital Sírio-Libanês, São Paulo)

•             Destaque Acadêmico: Jaderson Costa da Costa (diretor do Instituto do Cérebro - InsCer)

•             Destaque Sócio Benemérito da Associação dos Hospitais do RS (AHRGS): José Ítalo Lazzarotto

O evento, realizado em parceria com a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do RS (FEHOSUL), também contou com a participação de especialistas dos hospitais Albert Einstein (São Paulo), São Lucas da PUCRS, Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Hospital Tacchini (Bento Gonçalves).

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar