Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hospital das Clínicas investe em hub de inovação para startups de saúde

Hospital das Clínicas investe em hub de inovação para startups de saúde

A busca contínua pela inovação e excelência na área da saúde são os fios condutores para que o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), o maior complexo hospitalar da América Latina, invista cada vez mais em projetos que têm como um dos objetivos contribuir com o atendimento que é referência de qualidade no Brasil.

A busca contínua pela inovação e excelência na área da saúde são os fios condutores para que o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), o maior complexo hospitalar da América Latina, invista cada vez mais em projetos que têm como um dos objetivos contribuir com o atendimento que é referência de qualidade no Brasil.

Um desses projetos desenvolvidos pelo HCFMUSP é o INOVAHC, um movimento que tem como finalidade incentivar a inovação dentro e fora do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A instituição aposta em um ambiente multidisciplinar permitindo que profissionais de saúde, empreendedores, startups, mentores, alunos, indústria e sociedade desenvolvam soluções que contribuem na transformação da área da saúde.

Segundo o HC, o “INOVAHC busca implementar uma estrutura que ofereça suporte a todas as atividades relacionadas a gestão de Propriedade Intelectual, transferência de tecnologia e apoio ao empreendedorismo de base tecnológica. Essa iniciativa está alinhada com a Política de Inovação em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e demais Instituições Científicas e Tecnológicas do Estado de São Paulo (ICTESPs), e tem como perspectiva maior assumir um papel relevante e transformador no cenário da saúde estadual e nacional”.

O superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), Antônio José Pereira, conversou com o blog da Hospitalar e falou sobre o investimento, os projetos e o suporte que as startups estão oferecendo à entidade. 

Hospitalar: Como o hospital tem investido na inovação?

Antônio José Pereira: O programa de inovação do HC tem o objetivo de ser custeado por projetos com a iniciativa privada, porém conforme a lei de inovação, o HC como ICT faz sua contra partida de investimentos com instalações e conhecimento. Estamos também em conjunto com os órgãos de controle do governo, verificando como o HC pode contratar produtos e serviços inovadores dentro das regras da administração pública.

H: Existem verbas que são destinadas a projetos de inovação? Quais os parâmetros utilizados para esta divisão?

AJP: Não existem verbas do HC, existem as verbas das agências de fomentos, como FAPESP com o PIP, e dos fundos angel e seed money.

H: Recentemente o Hospital das Clínicas anunciou o centro de inovação para startups. Como ele funciona? Qual o objetivo da iniciativa?

AJP: Nós, por meio de um chamamento público, selecionamos um parceiro a Distrito que faz a gestão da nossa aceleradora. Neste local "Distrito InovaHC" as startups terão acesso ao ecossistema de inovação do HC, mentoria especializada, um laboratório para prototipagem e de design. O Objetivo é que estas startups nos ajudem a resolver os problemas da saúde de uma forma inovadora, com mais tecnologia para que consigamos diminuir os custos e aumentar a eficiência e eficácia.

H: Existe algum projeto que nasceu no HC que se destacou pela originalidade?

AJP: Sim, hoje já temos alguns startups que estão vendendo os seus produtos e algumas serão apresentadas no lançamento da aceleradora, no dia 10 de setembro. Podemos citar como projetos de impacto o Portal do Paciente, o abracatraca e o controle de leitos.

Outro ponto importante é que o HCFMUSP adquiriu maturidade para inovação e que além de um cenário de infraestrutura hospitalar, o maior da América Latina ( 8 Institutos: ICESP, ICR, INCOR, INRAD, IOT, IPQ, ICHC,IMREA) com mais de 2500 leitos, temos o fundamental para a inovação ser difundida, ou seja  um ambiente propício repleto de pessoas internas e externas que inspiram e transpiram inovação

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) é parceiro de anos da Hospitalar, a instituição leva para dentro da feira especialistas que compartilham as experiências do maior complexo hospitalar da América Latina em palestras abertas ao público.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar