Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

20 minutos no futuro da saúde

Isabella é uma mulher de 23 anos, superativa e amante de esportes. Enquanto treina diferentes modalidades, ela é monitorada de perto por um relógio que o tempo todo coleta dados de sua saúde e se comunica diretamente com seus médicos.

Por: Rubens Mendrone – Head de Operações e Inovações da Healthy AI

Isabella é uma mulher de 23 anos, superativa e amante de esportes. Enquanto treina diferentes modalidades, ela é monitorada de perto por um relógio que o tempo todo coleta dados de sua saúde e se comunica diretamente com seus médicos. Para escolher os especialistas para os quais queria enviar suas informações, Isabella utilizou as possibilidades disponibilizadas por seu convênio personalizado, o qual atende suas necessidades específicas sem precisar contratar coberturas extras. Assim, fisioterapeutas, nutricionistas, ortopedistas, ginecologistas, cardiologistas e dermatologistas, por exemplo, recebem os dados de que precisam e acompanham a saúde de Isabella através de dashboards em tempo real. Por meio de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), a tecnologia correlaciona os dados, exames e estilo de vida e indica potenciais problemas antes mesmo que eles aconteçam.

Um dia, durante um de seus treinos, ela sentiu uma dor muito forte no ombro esquerdo. Parou de pronto a atividade, acionou seu médico pelo aplicativo do convênio e fez uma teleconsulta de emergência, que poderia indicar uma potencial lesão. O especialista, após uma breve conversa e o possível diagnóstico, solicitou eletrônica e diretamente alguns exames ao convênio. Com base em alguns critérios e devido aos pagamentos sempre pontuais de Isabella, os pedidos foram rapidamente autorizados.

De imediato, ela recebeu uma chamada do robô de seu laboratório de preferência dizendo que havia recebido o pedido de exame e perguntando se ela desejaria realizar o agendamento. Após 2 ou 3 minutos despendidos para acertar data e horário e registrar o exame, uma notificação foi enviada ao médico e ao convênio, que já provisionou e atribuiu automaticamente aquela despesa.

No dia do exame, Isabella recebeu uma mensagem do laboratório indicando os melhores caminhos e horários de saída para que ela não perdesse o agendamento. Além disso, também informou a previsão atualizada de atendimento, uma vez que uma cliente atrasou e seu exame iniciaria 12 minutos mais tarde do que o programado.

Ao chegar ao laboratório, o sistema reconheceu Isabella rapidamente enquanto ela entrava na recepção, fez seu check-in e enviou a ela um código pessoal, o qual deve ser validado no momento da realização do exame para garantir ser ela mesma a paciente.

Com o exame realizado, um outro sistema de IA analisa as imagens, gera um pré-diagnóstico e prioriza a revisão final do médico responsável com base no quadro clínico apontado pela plataforma. Depois, o exame é enviado tanto para o convênio quanto para o médico como evidência de realização e dado relevante para o prontuário da paciente.

Em seguida, o telefone de Isabella toca. É seu médico já com a confirmação do diagnóstico e recomendações de tratamento: algumas sessões de fisioterapia – já informadas eletronicamente ao especialista previamente designado e ao convênio – e um anti-inflamatório para reduzir as dores nos próximos dias. Sua farmácia de preferência, indicada no perfil da paciente, também já recebeu a prescrição do medicamento e aguarda Isabella aprovar a compra e agendar o envio por meio de seu celular para realizar a entrega em sua residência.

O ano desse futuro é 2018 mesmo. Essas funcionalidades já estão disponíveis hoje, enquanto você lê este artigo. O que falta para isso ser, de fato, uma realidade? Toda cadeia de saúde brasileira trabalhar em prol de um único objetivo: simplificar processos, ser transparente e colocar o paciente no centro do cuidado.

Um abraço e espero que tenham gostado da leitura!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar