Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como fazer a melhor escolha em tecnologia para instituições de saúde?

A todo momento surgem novas tecnologias que prometem executar diferentes tarefas: automação de trabalhos repetitivos, aperfeiçoamento de processos por meio de Inteligência Artificial ou novidades relacionadas à Gestão de Pessoas e insumos hospitalares como forma de controlar melhor estes recursos.

A todo momento surgem novas tecnologias que prometem executar diferentes tarefas: automação de trabalhos repetitivos, aperfeiçoamento de processos por meio de Inteligência Artificial ou novidades relacionadas à Gestão de Pessoas e insumos hospitalares como forma de controlar melhor estes recursos. Em meio a esta profusão de ofertas, como fazer a escolha mais assertiva na hora de adotar alguma ferramenta nova?

Antes de tudo é necessário compreender o panorama externo, para entender o que o mercado deseja e o que realmente será um diferencial competitivo. Uma das tendências apontadas pelo estudo TIC Saúde 2017, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, os setores público e privado caminham para a digitalização, mas ainda encontram com grandes desafios pela frente.

Profissionais de TI são indícios de evolução

Um dos obstáculos a serem vencidos é a estruturação de um departamento dedicado à Tecnologia da Informação nas unidades de saúde. Segundo o estudo mencionado acima, a presença dele é importante para melhorar a gestão e aproveitamento de dados, tornando a instituição ágil nas tomadas de decisões.

Ainda segundo a análise, ter profissionais dedicados a esta área é um indício de que a instituição está caminhando rumo à transformação digital e pode vislumbrar potenciais oportunidades para o estabelecimento. Das instituições que participaram do estudo, 22.600 declararam ter uma área dedicada à TI. Contudo, a presença de uma departamento foi encontrada apenas em unidades com internação disponível e mais de 50 leitos (78% delas), enquanto nos demais estabelecimentos, menos de um terço declara possuir um departamento de TI propriamente dito.

Influenciadores

Uma vez compreendido esse cenário, é preciso identificar quem são os influenciadores nas decisões - profissionais que não necessariamente farão a escolha de uma ferramenta, mas podem indicar os prós e contras da adoção de um determinado software ou equipamento.

Segundo um estudo análítico desenvolvido pela HIMSS Media, as equipes responsáveis pela avaliação e adoção de novas tecnologias estão se tornando cada vez mais complexas e multidisciplinares. De acordo com o levantamento, em instituições de grande porte é possível lidar com até nove profissionais, entre líderes da área clínica, Gestão e Finanças, consultores e os próprios colaboradores da área de Tecnologia da Informação.

Outro dado importante dessa pesquisa aponta que 86% dos responsáveis pela compra de novos equipamentos e tecnologias apreciam discutir com os colegas de trabalho as possibilidades que uma ferramenta pode trazer para a gestão hospitalar. Por isso, é muito importante ouvir constantemente o feedback da equipe, que pode trazer insights sobre quais são os obstáculos que podem impedir o crescimento e evolução de instituição de saúde rumo à transformação digital e otimização de sua atuação.

O conteúdo também é parte fundamental desse processo. Também de acordo com o estudo do HIMSS Media, 86% dos tomadores de decisão em tecnologia para a saúde têm no conteúdo a melhor forma de se manter atualizado sobre as novidades da indústria e do setor. Para 77% deles, o conteúdo é a forma como conhecem tecnologias emergentes e seus fornecedores.

A Hospitalar desenvolveu um ebook gratuito que apresenta as principais figuras envolvidas nesse processo - médicos, enfermeiros, profissionais de Tecnologia da Informação, entre outros. Você pode fazer o download dele e conhecer mais sobre esses perfis para saber como cada um pode contribuir para uma melhor gestão das unidades de saúde.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar