Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Estratégia digital demanda investimentos em segurança

Avanços nos sistemas de informação e na conectividade devem andar juntos com a proteção virtual

nota1A digitalização de informações e a ampla conectividade entre aparelhos, sistemas, soluções de monitoramento e sensores ampliam a produtividade na área da saúde. Mas o prêmio exige a elaboração cuidadosa de um plano de proteção virtual, que deve avaliar questões como acesso e compartilhamento de dados, além de garantir a privacidade do paciente. “O setor de saúde está sendo desafiado pelas questões de segurança digital, como qualquer outro que utilize infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação (TIC)”, revela estudo realizado pela European Union Agency for Network and Information Security (Enisa).

O ponto crítico está no impacto que um ataque pode trazer ao paciente. Os especialistas alertam sobre possíveis invasões em sistemas ligados aos centros cirúrgicos, roubo de informações em banco de dados e até a interferência em equipamentos conectados aos pacientes, como o marca-passo. “A digitalização exige investimentos e o estabelecimento de políticas claras para segurança cibernética”, diz o estudo. De acordo com a Enisa, as instituições de saúde europeias – assim como os governos – estão atentos à questão e trabalham para identificar e corrigir vulnerabilidades.

Dados da consultoria Gartner mostram que os gastos mundiais com segurança da informação alcançarão US$ 81,6 bilhões em 2016, orçamento que deve crescer nos próximos anos com a maior digitalização dos setores econômicos. O segmento da saúde está entre os com maior potencial para estas soluções.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar