Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

InterSystems Brasil fala sobre a importância da tecnologia na saúde

A InterSystems auxilia plataformas de dados e ajuda a área de TI (tecnologia da informação) em saúde a crescer, além de dar suporte a aplicações de empresas e governos.

A InterSystems auxilia plataformas de dados e ajuda a área de TI (tecnologia da informação) em saúde a crescer, além de dar suporte a aplicações de empresas e governos. A empresa é patrocinadora premium do principal fórum global de tecnologia e inovações digitais para a saúde, o HIMSS@Hospitalar, que acontece dos dias 21 a 24 de maio, na Hospitalar. A empresa apoia o congresso, pois acredita no protagonismo que a tecnologia tem para ajudar a saúde no Brasil a ser mais eficiente e conectada.

Em entrevista para o Blog da Hospitalar, Alexandre Tunes, Country  Manager da InterSystems Brasil, fala sobre o lançamento da empresa - o InterSystems HealthShare - além de questões relacionadas a como a inteligência artificial ajuda os pacientes, as principais tendências para 2019 e as expectativas para a 26ª edição da Hospitalar.

Hospitalar - Quais inovações a empresa pretende apresentar durante a Hospitalar?

Alexandre Tunes – Vamos dar destaque à versão 2019.1 do pacote de soluções de saúde conectada do InterSystems HealthShare®, que acaba de ser lançada globalmente. O HealthShare permite que várias organizações de saúde acessem e capturem as informações do histórico do paciente e compartilhem os dados entre si tanto em nível nacional quanto regional. Assim, o diagnóstico é mais preciso, com melhora no atendimento e na gestão da saúde da população, além de uma considerável redução de custo. Desenvolvida com estrutura de interoperabilidade, a solução permite analisar informações clínicas e administrativas, oferecendo um panorama completo do paciente. A nova versão 2019.1 do HealthShare tem mais recursos analíticos e foi aprimorada para oferecer maior número de funcionalidades, mais escalabilidade, comunicação aprimorada e suporte estendido para a tomada de decisões. Além dessa nova versão, teremos a plataforma InterSystems IRIS for Health, que é a primeira e única no mundo desenvolvida especificamente de forma a extrair valor de dados de saúde, conferindo-lhe autonomia para rápido desenvolvimento e escalonamento de aplicações inovadoras da indústria.

H- Como a plataforma de dados da InterSystems ajuda as empresas?

A.T - Desde os primórdios da TI em saúde, o setor tem utilizado e crescido com base nas plataformas de dados da InterSystems. Além disso, nossa tecnologia de interoperabilidade tem mantido a liderança nos rankings KLAS ao longo de mais de uma de década. A plataforma InterSystems IRIS for Health™ conta com nosso abrangente modelo de dados de saúde de forma que suas aplicações possam ser implementadas rapidamente. Sua interoperabilidade e tecnologia de normalização avançada de dados oferecem o caminho mais rápido para se acessar os dados de seu interesse, visando inovação e valores sustentáveis. A plataforma InterSystems IRIS oferece todas as funcionalidades necessárias para a criação ágil de aplicações complexas, de grande relevância, baseadas em dados. Também possibilita, de maneira eficaz, o escalonamento de aplicações tanto na vertical quanto na horizontal para o manejo sustentável de dados, carga de trabalho e usuários de quaisquer ordens.

A plataforma InterSystems IRIS entrega funcionalidades avançadas de preparação de dados para a criação de modelos de cuidados à saúde transformadores, otimizando assim a eficácia de soluções de aprendizagem. Além disso, oferece suporte a todos os principais padrões de troca de mensagens globais. As aplicações com base nessa plataforma podem processar, normatizar e compartilhar informações com agilidade. E a plataforma InterSystems IRIS for Health se destaca no processamento analítico/transacional híbrido (HTAP), atuando como a força motriz por trás de soluções que respondem a essas demandas em constante crescimento.

 H - Como a inteligência artificial pode ajudar os pacientes no setor de saúde?

A.T - Os pacientes vão ter muito mais conhecimento e autonomia sobre sua saúde e seu tratamento. Com os smartphones e outros recursos como os wearables, todos podem monitorar vários itens, como, por exemplo, o batimento cardíaco de quem pratica exercícios físicos. A tendência é que esses aparelhos também consigam realizar diagnósticos mais completos, auxiliando na detecção precoce de doenças, sem a necessidade de exames médicos e que a relação médico-paciente se torne mais colaborativa. Já que com as informações muito mais acessíveis, os médicos deixarão de ser os únicos detentores do conhecimento.

 Com o avanço da inteligência artificial, possibilitando uma coleta muito maior de dados e também a interpretação das informações do paciente, vamos ver a medicina capaz de criar diagnósticos mais personalizados. Isso aumentará a chance de o tratamento ter um resultado muito melhor, pois ele será desenhado especialmente para a necessidade de cada indivíduo.

Essa tendência é capaz de agilizar o atendimento dos pacientes e otimizar os procedimentos realizados. Dessa forma, diversos problemas do setor podem ser resolvidos, possibilitando um atendimento mais eficaz e até a realização de diagnósticos de forma precoce. A Inteligência Artificial pode oferecer benefícios por meio da geração de dados, ensinando como tratar doenças e colocar os pacientes no centro da gestão de sua saúde. Além disso, ela ajuda na prevenção, detecção de doenças em estágios iniciais e na identificação dos melhores tratamentos. Mas as vantagens da Inteligência Artificial na saúde não se restringem à assistência dos pacientes. As oportunidades de suas aplicações se estendem aos processos operacionais. A Inteligência Artificial ajuda a reduzir custos desnecessários e melhorar os planejamentos antes realizados de forma reativa.

 H - Quais as principais tendências para o mercado de saúde em 2019?

A.T - Acreditamos muito na transformação digital que promove a saúde conectada. A tecnologia está ampliando quase sem limites a medicina diagnóstica e cirúrgica. Esse movimento está começando pela implantação do prontuário eletrônico, que serve como base de informações de cada pessoa para todo o ecossistema de saúde. E esse caminho começa pelo gerenciamento correto dos dados e a interoperabilidade entre sistemas e plataformas. A saúde conectada permite ter um foco maior na medicina preventiva, e não na reativa, como ainda vivemos hoje. Ou seja, as atenções serão voltadas aos cuidados da saúde, não das doenças.

H - Qual a importância da Hospitalar para a InsterSystems? Por que investir no evento?

A.T - Para a InterSystems, a Hospitalar é um dos eventos mais relevantes do setor, pois é uma plataforma eficiente na geração de negócios e desenvolvimento tecnológico. É muito importante o networking e a possibilidade de parcerias que tendem a gerar negócios. Com os eventos simultâneos, entre congressos, jornadas e reuniões setoriais, são discutidas as principais tendências para o setor. Acreditamos que todo o setor precisa discutir a contribuição de cada um para a saúde conectada no Brasil, além do extremo protagonismo que a tecnologia vai ter para ajudar a saúde no País a ser mais eficiente e conectada.

H - Quais as expectativas da InsterSystems para a Hospitalar deste ano?

A.T - Nossa principal expectativa é fomentar o debate sobre a contribuição de cada um para a saúde conectada no Brasil. Com a perspectiva de melhora da economia, há boa aceitação por investimento em tecnologia na saúde. Já existe maior consciência em relação aos benefícios que a tecnologia pode trazer aos negócios, reduzindo custos e melhorando o atendimento aos pacientes. Esse é o caminho para a saúde baseada na prevenção. É nossa proposta para o evento.

A InterSystems pode ser encontrada na Hospitalar 2019, que acontece entre os dias 21 e 24 de Maio no Expo Center Norte em São Paulo.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar