Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Redes 5G vão transformar atendimento à saúde

Conexões móveis de alta velocidade impulsionarão uso de computação em nuvem e de internet das coisas (IoT) nos serviços médicos

nota2A quinta geração (5G) de redes de comunicação móvel não é apenas mais rápida que as anteriores (3G e 4G), é também mais inteligente e potente. “São estruturas ultra velozes e com alta capacidade para o tráfego de dados”, define Darrell West, um dos fundadores do Centro de Tecnologia e Inovação de Brookings (EUA). O especialista publicou artigo científico no qual explica como a 5G vai transformar o atendimento à saúde, com novas possibilidades de atuação em áreas como diagnósticos, análise de dados e tratamento.

Para ele, a 5G viabiliza a internet dos dispositivos médicos – um desdobramento setorial da internet das coisas. Pendurados nesta estrutura, estarão os mais variados dispositivos clínicos, incluindo sensores remotos conectados aos pacientes. A principal diferença está na camada de inteligência acoplada à 5G, que permitirá, por exemplo, a visualização de diagnósticos de imagem em alta resolução e em tempo real em dispositivos móveis. “O médico pode enviar o exame do paciente para outros profissionais e obter, em segundos, opiniões diferentes para fechar o tratamento”, afirma West. Essa agilidade promete entregar serviços mais baratos e de melhor qualidade, além de ‘equipar’ médicos que operam em áreas remotas.  

A 5G também é mais potente em sua conectividade, o que permitirá o avanço da computação em nuvem (principalmente para o armazenamento de dados médicos) e dos sistemas de análise de informações, que serão capazes de buscar dados em diferentes dispositivos e repositórios conectados à ‘internet das coisas médicas’. As redes 5G ainda estão em fase de desenvolvimento e testes.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar