Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Softwares e equipamentos com foco na experiência dos pacientes

O mercado de saúde tem deixado claro seu posicionamento e foco voltados para melhorar a experiência do paciente dentro – e até mesmo fora, por meio de aplicativos e outras ativações – das instituições

O mercado de saúde tem deixado claro seu posicionamento e foco voltados para melhorar a experiência do paciente dentro – e até mesmo fora, por meio de aplicativos e outras ativações – das instituições. Com isso, novos equipamentos e softwares surgem todos os dias com tecnologias integrativas para monitoramento, diagnóstico e otimização de processos, por exemplo. Em entrevista para a Hospitalar, Nelson Garcia, diretor de Clinical Care Solutions da GE Healthcare América Latina, falou sobre essas tendências do setor, os investimentos da empresa e as perspectivas para o mercado brasileiro.

A GE Healthcare, empresa fornecedora de tecnologias e serviços médicos voltados para melhorar o atendimento, esteve presente novamente na Hospitalar neste ano. A empresa participou do evento com um estande no pavilhão, no qual apresentou soluções inovadoras, e como patrocinadora do HIMSS@Hospitalar, fórum cujo papel fundamental é disseminar tecnologias e fomentar discussões importantes sobre a transformação digital no setor de saúde.

Confira a entrevista a seguir:

HOSPITALAR: Quais novidades a GE Healthcare apresentou na Hospitalar e como elas contribuem para o desenvolvimento do setor de eHealth?

NELSON GARCIA: Com foco em desenvolver soluções para melhorar a monitorização, acompanhamento e o diagnóstico dos pacientes, além de aumentar a produtividade das instituições médicas, a GE Healthcare apresentou equipamentos e softwares que auxiliam os especialistas a darem mais atenção ao que realmente importa: os pacientes.

Na ocasião, apresentamos sistemas de anestesias digitais para cirurgias mais eficazes, como uma solução de gerenciamento de informações anestésicas chamada Carestation Insights. Além disso, apresentamos também softwares para cuidar da saúde do coração, como o CardioDay® Holter ECG que, dentre outras funções, ajuda o cardiologista a gerenciar o volume de um holter com altos padrões de qualidade, ao mesmo tempo em que se alcança um alto rendimento nos procedimentos executados.

Nesse contexto de exames cardíacos, a GE apresentou também o Sistema de Informação Cardiológica MUSE, que integra, gerencia e agiliza o fluxo de informações cardíacas, permitindo entrega, distribuição e análise de dados mais rápidas. Tecnologia para o diagnóstico de choque em até 90 segundos também foi outra categoria de equipamentos apresentados na Hospitalar. Para a saúde da mulher, tivemos a oportunidade de apresentar o novo mamógrafo digital Senographe Crystal NOVA, que combina compressão precisa da mama com a personalização para cada paciente, de acordo com o tipo de mamas.

Por fim, apresentamos soluções que trazem a digitalização em prol da saúde, como o Centricity Clinical Archive (CCA), que armazena dados de diferentes extensões (DICOM e não DICOM, como jpeg, pdf, etc.) em uma mesma plataforma; e o iCenter, uma ferramenta digital de serviços para o gerenciamento e melhor produtividade das máquinas da GE instaladas nos hospitais e clínicas.

H: Em quais inovações a GE Healthcare está investindo agora?

NG: A GE Healthcare vem buscando investir em equipamentos e softwares que tenham como foco o conforto e a experiência dos pacientes, desenvolvendo, dessa forma, soluções mais humanizadas. Estamos concentrados em como coletar os dados, analisá-los, extrair insights e, finalmente, traduzir esses insights e aprendizados em ações e resultados para as instituições e a própria indústria. Ao sermos capazes de captar e coletar informações relevantes e de boa qualidade, é possível desenvolver sistemas preditivos e inteligentes para antecipar possíveis problemas e evitar, assim, custos adicionais não esperados para os pacientes e para as próprias instituições de saúde. 

H: Qual a sua avaliação sobre a participação da GE Healthcare no Fórum HIMSS@Hospitalar 2018?

NG: Em mais um ano de participação, a GE Healthcare reforçou sua presença no Fórum HIMSS@Hospitalar 2018 com a participação de Paulo Banevicius, diretor de Healthcare Digital da GE Healthcare América Latina, com uma sessão sobre 'Healthcare Moved Beyond Hospital Walls'.  Para nós, é sempre importante estar presente em conversas de alto nível, como o HIMSS, sobre o futuro da saúde, principalmente no que se diz respeito ao mundo digital e às soluções inteligentes.

H: Como você avalia a disseminação de tecnologia no ambiente hospitalar e qual sua expectativa para o setor no próximo ano? 

NG: Dentro do cenário da transformação digital mundial, o setor de saúde foi bastante impactado e é considerado um dos pioneiros na junção de softwares e hardwares. Hoje em dia, as ferramentas digitais tornam-se importantes aliadas dos gestores hospitalares, profissionais da saúde e pacientes.

É imperativo que haja mais conexão e colaboração entre máquinas e, também, entre os diversos stakeholders do setor, com foco em atender às diferentes necessidades tanto de pacientes quanto de administradores das instituições, médicos, radiologistas e fontes pagadoras. Acredito que o sucesso desse processo depende de uma mudança cultural importante nas organizações de saúde.

H: Na sua opinião, qual a importância da participação da GE Healthcare na Hospitalar?

NG: Enxergamos a experiência com a Hospitalar e o Fórum como uma grande aliada na disseminação de tecnologia para o setor de saúde. A feira é reconhecida como um dos palcos de lançamento das mais importantes novidades do setor. A GE Healthcare acredita nessa parceria pela proximidade que o evento oferece entre compradores e fornecedores do setor, promovendo networking e parcerias que tendem a gerar ainda mais negócios para, assim, resolver os principais desafios atuais e futuros da saúde no país.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar