Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Tecnologia ajuda a visualizar veias e a definir a punção com precisão e objetividade

Sabe-se que a tecnologia na área da saúde tem trazido benefícios a pacientes, técnicos, médicos especialistas e empresários. Novas soluções com base tecnológica aumentam a segurança de alguns procedimentos, e o que antes era traumático para pacientes e técnicos, se transforma em uma solução viável e de baixo custo.

duanA novidade do momento é o Venoscópio, produto 100% nacional, desenvolvido pela Duan Internacional do Brasil, startup do interior de São Paulo, que tem seu produto certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa e pelo FDA (Food and Drug Administration), além de premiações reconhecidas internacionalmente, como o American Chemistry Council (ACC) e o International Society for Laboratory Haematology (ISLH).

O Venoscópio é um transiluminador cutâneo portátil, compacto, anatômico e não invasivo. Composto de duas hastes rotacionáveis de até 90°, a aplicação passa a ser possível nas condições mais adversas, pois após a sua fixação, o operador fica com as duas mãos livres para executar a punção venosa. Segundo Dr. José Humberto Moromizato, pediatra e diretor da Duan Internacional, o diferencial tecnológico do Venoscópio é a utilização de luzes de LEDs que, projetadas sobre a pele, permeiam o tecido subcutâneo em até 5 mm de profundidade, destacando a veia.

A tecnologia desenvolvida pela Duan Internacional permite ao profissional identificar os três principais parâmetros para uma boa punção venosa: calibre real/ diâmetro da veia; trajeto/ bifurcações; permeabilidade/ obstruções existentes.

A imagem da veia é direta e não refletida, tornando nulo o risco de erro de uma visualização ampliada da mesma. Durante a introdução da medicação endovenosa, o Venoscópio reduz os potenciais danos causados aos pacientes, já que é possível, ainda, observar se a medicação se mantém no lúmem da veia e identificar borramentos de hematomas na transfixação ocidental, evitando seu agravamento.

Dr. José Humberto complementa que, pelo Venoscópio dispensar o uso de garrotes/ torniquetes, melhora a qualidade da coleta de sangue, pois o procedimento tradicional com o garrote/ torniquetes, se realizado por mais de 90 segundos, interrompe de forma temporária o fluxo sanguíneo, alterando os parâmetros bioquímicos e hematológicos da coleta. (Lima-Oliveira, et al, 2007)

Com o apoio do Senai, foram realizados melhoramentos ergonômicos no equipamento e, a partir de então, a Duan Internacional foi considerada, pelo Sebrae, uma das 99 empresas mais inovadoras do Estado de São Paulo. Em 2013, ficou entre os 4 finalistas do prêmio Inova Saúde da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos) e, neste ano, além de ser eleita uma das 70 empresas do Estado de São Paulo que serão apoiadas pela Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - Investe São Paulo e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), também ganhou o prêmio INOVATIVA, organizado pelo MDIC (Ministério da Indústria e Comércio Exterior).

Empenhada no desenvolvimento tecnológico e científico, a Duan Internacional está totalmente sintonizada com as novas exigências globais. Com um amplo portfólio de produtos, os destaques são o Venoscópio IV Plus e o Venosbaby, produtos que superaram as expectativas. A estratégia, agora, é investir na ampliação da produção para atender a demanda e iniciar a exportação.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar