Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Abertura da Hospitalar Feira+Fórum recebe lideranças do setor

Abertura da Hospitalar Feira+Fórum recebe lideranças do setor

Doutora Waleska Santos, juntamente com Jean-François Quentin, receberam membros de associações e entidades representativas do setor de saúde; cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira (16)

A abertura da 24ª edição da Hospitalar Feira+Fórum, realizada na manhã desta terça-feira, 16 de maio, contou com as principais lideranças do segmento. “Abrir a Hospitalar é sempre motivo de alegria e emoção. E essa 24ª edição dá uma clara demonstração da importância que o setor da saúde tem em nosso país e no mundo”, diz a doutora Waleska Santos, presidente e fundadora do evento, ao dar início à solenidade.

Único evento multissetorial do setor de saúde no Brasil e nas Américas, a Hospitalar Feira+Fórum se consolida como uma excelente plataforma para trocas de experiências, bem como palco para formação de novos negócios, dando ampla visibilidade para a indústria nacional e internacional. “Com o Brasil vivendo um período de grandes mudanças, a Hospitalar se mantém como vitrine das melhores iniciativas da cadeia de saúde. Ao longo destes 24 anos, nos consolidamos como evento de abrangência multissetorial completa”, declara Waleska.

Tomando à frente da solenidade de abertura, Jean-François Quentin, presidente da UBM Brazil, reforça a megaestrutura que envolve a organização de um evento do porto da Hospitalar. “O que estamos entregando a partir deste momento são quatro dias intensos com amplo volume de troca de experiências. Receberemos mais de 90 mil visitas profissionais em busca de novas oportunidades de negócio e conhecimento”, enfatiza.

A cada ano mais internacional, a edição 2017 da Hospitalar recebe a Holanda que traz, a um pavilhão exclusivo e por meio da atuação incisiva na grade de palestras, toda sua experiência capaz de fazer com que seu sistema de saúde tenha sido eleito por seis vezes consecutivas como o melhor da Europa. “Este ano temos a grandiosa participação da Holanda, país que vem compartilhar com os visitantes da feira sua experiência radical de transformar totalmente seu modelo nacional de saúde”, destaca Waleska.

Trazendo a Holanda para a abertura do evento, Bas van den Dungen, vice-ministro de Saúde, Bem-Estar e Esporte, demonstra empolgação pela possibilidade de investir em parcerias estratégicas com o Brasil. “Todos estão convidados a visitar nosso pavilhão para explorar inúmeras maneiras de trabalharmos juntos. Gostaria de promover a colaboração entre a Holanda e a cadeia de saúde do Brasil para que possamos nos desenvolver em conjunto, conquistando benefícios mútuos”, frisa antes de iniciar uma breve palavra sobre a questão do envelhecimento saudável, ideal que vem sendo perseguido pela Holanda e que cabe também, ao Brasil, conquistar.

Secretário adjunto de Saúde do Estado de São Paulo, Eduardo Ribeiro marcou presença representando David Uip e Geraldo Alckmin, respectivamente secretário de saúde e governador, e destacou a Hospitalar como um evento que apresenta produtos e soluções, mas que também está aberto à discussão sobre a importância da administração. “É uma satisfação para o governo do Estado fazer parte deste importante evento. O atual cenário exige cada vez mais conhecimento e sensibilidade dos gestores, uma vez que as fontes financiadoras enfrentam a maior crise das últimas décadas, colocando em risco a sustentabilidade do setor. A palavra de ordem é gestão, a boa gestão”, comenta.

Associações do setor reunidas na abertura – Indispensáveis para apresentar as diferentes visões que fomentam o setor de saúde, as entidades e associações marcaram presença na abertura da Hospitalar e se mantém ativas durante todo o evento. Representando a CNS (Confederação Nacional de Saúde), o presidente Tércio Egon Kasten destacou a importância deste encontro. “Os números em nosso setor são expressivos. Hoje representamos 9% do PIB brasileiro e o sistema de saúde é uma complexa engrenagem composta por governo, prestadores e usuários que necessitam existir harmonicamente”, declarou.

Com uma ampla visão sobre o setor, o presidente do SINDHOSP (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo), Yussif Ali Mere Junior, comentou as inúmeras mudanças e reformas que estão ocorrendo no cenário político-econômico do país. Durante seu discurso, aproveitou para destacar o envelhecimento da população que nos levará a um momento em que é indispensável tratar doenças crônicas de forma mais assertiva. “Temos que evoluir também na saúde e a Hospitalar é o melhor exemplo desse processo evolutivo por trazer os avanços mais recentes do mundo todo. E foi pensando justamente nessa evolução que propusemos a realização de marcos legais, como o testamento vital, ao Ministro da Saúde”, enfatiza ao fazer uma alusão à recente matéria da revista britânica The Economist que trazia, na capa, uma matéria sobre a morte ser inevitável, mas o sofrimento não.

Diretamente envolvida com a indústria nacional e parceira da Hospitalar há dez anos, a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) esteve presente na abertura representada pelo presidente Franco Pallamolla. Juntamente com a APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), também presente na solenidade na voz da diretora de Negócios Marcia Nejaim, a ABIMO fortalece as exportações contribuindo com o desenvolvimento do setor no cenário internacional. “O foco da ABIMO tem sido a busca insana pela competitividade que acreditamos que vá impulsionar ainda mais nossas exportações”, declara Pallamolla. “Apoiamos a indústria nacional desde 2002 quando registramos exportações na ordem de US$ 1 milhão. Agora, depois de 15 anos, temos a honra de registrar exportações na ordem de US$ 800 milhões”, diz Marcia.

Assim como o secretário adjunto de Saúde do Estado de São Paulo, o presidente do Conselho de Administração da ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde), Fabrício Campolina, também destacou a importância da gestão para a sustentabilidade do sistema. “Vivemos um momento único em nosso país, um momento em que nossa sociedade demanda por posturas mais éticas, com maior transparência e integridade. Na saúde não é diferente e cabe a nós tomarmos à frente desse movimento”, relembra.

Ainda na abertura e representando a ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities), Thiago Santana, vice-presidente da entidade, mostrou-se extremamente satisfeito pela Hospitalar Feira+Fórum abrir ainda mais espaço para a área ao fomentar, juntamente com a L+M, o Hospitalar Facilities, espaço que reunirá uma grande quantidade de produtos e serviços que visam otimizar os processos e reduzir custos das edificações de saúde. “É com entusiasmo que acompanhamos o lançamento do Hospitalar Facilities, que é a área responsável pelo ambiente hospitalar de forma geral e representa até 40% dos custos dos serviços de saúde”, enfatizou.

Outras lideranças também compuseram a cerimônia de abertura. Estiveram presentes Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo; Wilson Pollara, secretário Municipal de Saúde de São Paulo (representando o Prefeito João Dória Jr); Ruy Baumer, presidente do SINAEMO (Sindicato da Indústria de Artigos e Equipamentos Odontológicos, Médicos e Hospitalares do Estado de São Paulo); Breno de Figueiredo Monteiro, presidente da FENAESS (Federação Nacional de Estabelecimentos de Serviços Saúde); Reinaldo Camargo Scheibe, presidente da ABRAMGE (Associação Brasileira de Planos de Saúde); Waldomiro Monforte Pazin, presidente da FBAH (Federação Brasileira de Administradores Hospitalares); Alex Galoro, presidente da SBPC/ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial); Claudio Allgayer, presidente em exercício do Conselho de Administração da ONA (Organização Nacional de Acreditação); Eduardo Rahme Amaro, vice-presidente do Conselho de Administração da ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados); Adelvânio Francisco, secretário geral da FBH (Federação Brasileira de Hospitais); e Jorge Carlos Machado Curi, diretor de Saúde Pública da AMB (Associação Médica Brasileira).

A Hospitalar Feira+Fórum segue até sexta-feira, 19 de maio, com mais de 1.200 marcas expositoras e uma ampla grade de congressos, seminários e painéis sobre todos os assuntos que envolvem a cadeia de saúde.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar