Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Ministro da Saúde debate atualização de protocolos com especialistas

Em São Paulo, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, se reuniu com médicos e especialistas na Associação Médica Brasileira (AMB), e visitou o complexo hospitalar da Beneficência Portuguesa 


ministroeuniaocommedicosO objetivo da reunião foi aprimorar os protocolos que estabelecem, para várias doenças, como devem ser feitos o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento dos pacientes.O ministro da Saúde, Ricardo Barros, se reuniu, na última sexta-feira (15), com representantes da Associação Médica Brasileira (AMB), em São Paulo, para ouvir sugestões e debater atualizações e ampliação dos Protocolos Clínicos de Diretrizes Terapêuticas (PCDT). O encontro contou com a participação de cerca de 30 dirigentes de entidades de classes médicas, entre elas, a Sociedade Brasileira de Urologia, Mastologia, Neurocirurgia, Geriatria e Gerontologia, Associações Médicas estaduais, entre outras especialidades.



O objetivo da reunião foi aprimorar, junto com os representantes das classes médicas, os protocolos que estabelecem, para várias doenças, como devem ser feitos o diagnóstico, o tratamento (com critérios de inclusão e exclusão definidos) e o acompanhamento dos pacientes.

“Venho realizando reuniões com a categoria de médicos e profissionais de saúde desde que assumi a pasta. Queremos ouvir vocês para que possamos dar as melhores condições de infraestrutura, insumos e novas tecnologias, melhorando dessa forma, a eficiência dos tratamentos e auxiliando na atualização dos protocolos de atendimento”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros.


Para este ano estão previstas a elaboração e/ou revisão de 18 Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), entre esses, onze já foram publicados: PCDT de Aplasia Pura da Série Vermelha; PCDT de Anemia Aplástica, Mielodisplasias e Neutropenias Constitucionais;  PCDT de Insuficiência Pancreática Exócrina; PCDT de Transtorno Afetivo Bipolar; PCDT de Hipoparatiroidismo;  PCDT de Raquitismo e Osteomalácia;  Diretriz de Rastreamento do Câncer do Colo do Útero e Diretriz Diagnóstica e Terapêutica do Adenocarcinoma de Próstata; Diretrizes Metodológicas: Elaboração de diretrizes Clínicas. Na sexta-feira (15), o Ministério da Saúde publicou mais duas portarias que aprovam os PCDT’s da Endometriose e do Angioedema associado à deficiência de C1 esterase (C1-INH).

Observando ética e tecnicamente a prescrição médica, os PCDT’s, também, objetivam criar mecanismos para garantir a prescrição segura e eficaz dos medicamentos. Além dos PCDT, o Ministério da Saúde utiliza outros formatos de guias de prática clínica para orientar a prescrição, facilitar auditorias, nortear gestores e estimular o controle social em relação ao uso de tecnologias no SUS. São eles: as Diretrizes, os Protocolos de Uso e as Linhas de Cuidado.

TRANSPLANTES


Ainda em agenda na capital paulista, o ministro Ricardo Barros visitou a Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos maiores complexos hospitalares da América Latina e que oferece atendimentos especializados em média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Instituição está em fase de habilitação, pelo Ministério da Saúde, para a realização de transplante de medula óssea. A unidade já realiza transplantes de rim. Durante a visita o ministro da Saúde, Ricardo Barros, ressaltou “a importância de complexos como o Beneficência Portuguesa para a saúde brasileira”.

A Beneficência conta com três hospitais, sendo dois deles com serviços dedicados a pacientes do SUS: o São José e o Santo Antônio. Juntos, eles têm 60% (781) dos 1.300 leitos abertos gratuitamente à população. O complexo presta atendimentos de urgência e emergência, ambulatorial, internação, hemodinâmica, pediatria, ortopedia, cardiologia, oncologia, neurologia, gastroenterologia, urologia, transplantes, entre outros serviços especializados.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar