Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Julho amarelo – Ministério da Saúde amplia acesso ao tratamento da Hepatite

Notícia foi divulgada no mês de julho que marca as ações de combate às hepatites virais; prevenir, diagnosticar e tratar são focos dos debates

A importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento assertivo da hepatite voltou a ser tema de debates em julho, visto que dia 28 é comemorado o Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais. Como reforço positivo, o Ministério da Saúde divulgou recentemente que a renegociação para compra do medicamento Sofosbuvir, utilizado no tratamento da Hepatite C, reduzirá em 31% o custo de cada unidade e, como consequência, o sistema de saúde conseguirá ampliar o acesso ao tratamento de 24 mil para 35 mil pacientes.

Somada à esta divulgação em âmbito federal, em São Paulo o governo do Estado promoveu uma sequência de ações para conscientizar a população. Ao longo do mês foram realizadas campanhas de aconselhamento, incentivo à prevenção e testes rápidos e gratuitos. Já no dia 25, foi realizada a Jornada do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais B e C, evento que reuniu cerca de 200 profissionais das áreas clínicas e de saúde pública no Centro de Convenções Rebouças. Organizado e coordenado pelo Programa Estadual de Hepatites Virais do Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre Vranjac da Coordenadoria de Controle de Doenças, o evento debateu questões envolvidas em assistência, prevenção e vigilância epidemiológica.

Retomando a pauta da prevenção, além das recomendações ao público final sobre as formas de transmissão do vírus, empresas do ramo da saúde trabalham a prevenção dentro do ambiente hospitalar. Presente na 24ª edição da Hospitalar Feira+Fórum, a Bioargo trouxe, ao Brasil, um aspirador de fumaça cirúrgica. Este equipamento evita que a equipe inale a fumaça emitida pelo bisturi eletrônico, uma fumaça tóxica e que muitas vezes contém substâncias cancerígenas, bactérias e vírus como o da hepatite.

Para o diagnóstico, a MedLevensohn, distribuidora especializada em produtos para saúde e bem-estar, em breve passará a oferecer um portfólio amplo com 10 testes rápidos, incluindo o HCV para identificação da Hepatite C e o HBsAG, para diagnóstico da Hepatite B. Este tipo de teste representa um avanço positivo ao sistema de saúde nacional, que poderá ofertar a possibilidade de diagnósticos mais ágeis às pessoas de baixa renda.

Com base nas ações realizadas bem como nos produtos oferecidos pela indústria, nota-se que toda a cadeia de saúde está integrada para o combate da doença.

Panorama – Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, os casos de notificação da doença aumentaram na região: em 2016 foram registrados 7,6 mil casos de hepatite C contra 4,9 mil apontados em 2014. Já os casos de hepatite B aumentaram 3,7% no mesmo período. No Brasil, estatísticas apontam cerca de 1,7 milhão de pessoas portadoras do vírus da hepatite C e 756 mil da hepatite B, ambas com tratamento gratuito oferecido pelo SUS.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar