Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Clínica Cardiocare investe no sistema Philips para gestão integrada

Atendimento quase triplica e o número de funcionários diminui pela metade com mais agilidade, precisão e confiabilidade de informações

tasyDo prontuário médico em folhas de papel, agendamento de consultas e exames em agendas múltiplas, controles em planilha Excel© e contabilidade em sistema próprio não vinculado a nenhum outro programa, a Cardiocare Clínica Cardiológica de Curitiba deu um salto para a tecnologia. O que inicialmente parecia um problema para a clínica, que julgava que o sistema de gestão em saúde Tasy servia exclusivamente para instituições de maior porte, acabou por ser uma excelente solução. Walmor Lemke, diretor clínico, e Viviana Guzzo Lemke, diretora técnica, relatam que com o sistema Tasy na Cardiocare foi possível alinhar o prontuário médico, processos internos e controles administrativos em um único sistema, tornando-se um facilitador para a tomada de decisões da clínica, com mais segurança e indicadores.

A administradora Maria Aparecida França comenta que como em todo novo processo, houve desafios, tanto de integrações necessárias com as informações dos sistemas anteriores, quanto da própria resistência dos usuários. Os benefícios foram logo percebidos, especialmente quando a clínica incorporou uma grande área de um centro médico em 2009 e também quando surgiu a parceria com um importante hospital da região. Foi aí que a Cardiocare encontrou terreno fértil para desenvolver a área hospitalar da Cardiologia, com todos os protocolos do atendimento ao paciente cardiopata bem estruturados, desde o atendimento ambulatorial ou de emergência até a Cardiologia Intervencionista e a Cirurgia Cardíaca, apoiada pela estrutura completa de uma Unidade de Dor Torácica e Unidade Coronariana integrada pelo Sistema Tasy.

Como o sistema Tasy também está presente no hospital, a Cardiocare estruturou um braço de atendimento ambulatorial, o qual está conectado com a sede da empresa via internet por fibra óptica e por onde trafegam dados que permitem aos médicos, funcionários e ao próprio hospital o acesso a informações precisas, instantaneamente. “As novas parcerias com hospitais, outras clínicas e laboratórios levaram à necessidade de maior controle e agilidade nos processos, era imperativo um sistema de informática robusto que trouxesse segurança e solidez a todo este crescimento”, afirma Maria Aparecida França.

Hoje, a Cardiocare contabiliza os resultados do investimento em tecnologia de ponta. Segundo a administradora, o setor do faturamento foi um dos primeiros a se beneficiar com a implantação. Em 2006, havia uma média mensal de 2600 atendimentos/mês, com três pessoas trabalhando no setor de faturamento e três pessoas no setor administrativo. Atualmente, a média mensal de atendimentos é de 6,8 mil, com apenas três funcionários que atendem os dois setores.

A implantação do repasse médico trouxe importante transparência junto aos médicos, pois os mesmos acompanham os seus honorários diariamente. Todos os módulos - Contabilidade, Tesouraria, Estoque e Qualidade – trouxeram confiabilidade e diminuição de todos os processos dentro da clínica. Mas os resultados não param por aí. Maria Aparecida ainda destaca outras contribuições significativas para a clínica:

  • Menor número de funcionários;
  • Otimização do espaço físico (arquivos e estoques);
  • Integração entre os setores;
  • Diminuição de documentos em papel (sustentabilidade).

Quando foi iniciada a implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) do Tasy já havia aproximadamente 8 mil prontuários de papel que ocupavam uma área física considerável. Atualmente são mais de 70 mil novos pacientes e cerca de 60 usuários do sistema, entre cardiologistas, funcionários e estagiários que geram quase 7 mil atendimentos mensais em sistema ERP possibilitado pelo Tasy.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar