Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Hackathon da Dasa lança app para acompanhar e ler exames e resultados laboratoriais

Com o desafio "Como transformar a jornada digital do paciente" lançado, 75 participantes e mentores participaram de uma maratona digital de quase 30 horas para propor soluções tecnológicas que impactem no cuidado com pacientes.

Com o desafio "Como transformar a jornada digital do paciente" lançado, 75 participantes e mentores participaram de uma maratona digital de quase 30 horas para propor soluções tecnológicas que impactem no cuidado com pacientes. O resultado desse esforço, registrado durante a quarta edição do hackathon da Dasa, concebeu o aplicativo Yourney, que possiblita não apenas agendar e acompanhar exames médicos, como facilita sua leitura dinâmica por meio das equipes de saúde.

A proposta, que ainda agrega informativos, podcasts, vídeos e outras informações e incentivos à vida saudável, foi destacada entre 210 inscrições e recebeu o prêmio de R$ 8 mil. A plataforma vencedora utiliza atendimento automatizado por chat, além de criar estrutura de recompensas "gamificada" envolvendo descontos em academias, farmácias, restaurantes e supermercados – tudo para conduzir o usuário a um estilo de vida que lhe seja mais benéfico.

Segundo o Chief Marketing Officer da Shawee, Ricardo Queiroz, iniciativas como esse hackaton vão muito além do estímulo à tecnologia e passam a assumir o papel de indutor de mudanças sociais práticas. "Falamos muito em mudança de mindset nas empresas. Podemos pensar em uma enorme rede de conexões, afinal, o movimento que o hackathon faz ao colocar pessoas de perfis diferentes para criar soluções se conectando com uma empresa que fomente que as iniciativas saiam do papel, como a Dasa, beneficia diretamente a população ao trazer inovação para o setor de saúde, por exemplo.”

A solução Inddo, que auxilia criando conexões inteligentes para a saúde e automatizando certas etapas, foi a vencedora do 2º lugar desta edição do hackathon. O criador do aplicativo, que permite encontrar os melhores laboratórios para o convênio de cada usuário, além de informar o tempo de espera e o ranking avaliativo de cada local, levou para casa o prêmio de R$ 2 mil.

Para Rodrigo Terron, CEO da Shawee, plataforma de educação corporativa e mudança de mindset que utiliza hackathons como método de transformação, grandes ideias podem surgir em desafios como este. “Foi exigida muita empatia por parte dos participantes do hackathon da DASA, pois era preciso que entendessem as necessidades dos pacientes para que fosse possível elaborar as soluções. Os resultados foram fantásticos e o evento foi um grande aprendizado para a Shawee. Grandes ideias podem surgir de hackathons. As melhores, certamente, têm continuidade", declara Rodrigo.

A Dasa oferece mais de 3 mil tipos de exames laboratoriais e diagnósticos por imagem em 13 unidades federativas do Brasil. A empresa ainda presta serviços de apoio para cerca de três mil laboratórios no país, bem como para o serviço público, com as marcas Álvaro e CientíficaLab, ambas sob seu guarda-chuva.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar