Hospitalar faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Internet das coisas (IoT): soluções serão apresentadas pela Biocam e Genesis

A Biocam Equipamento Médico Hospitalar e a Genesis, empresa de sistemas de inteligência artificial com soluções de Engenharia cognitiva em nuvem e foco na saúde estarão juntas na Hospitalar 2018.

A Biocam Equipamento Médico Hospitalar e a Genesis, empresa de sistemas de inteligência artificial com soluções de Engenharia cognitiva em nuvem e foco na saúde estarão juntas na Hospitalar 2018. Em seus estandes, as companhias, parceiras em vários projetos, apresentarão aos visitantes seus produtos e sistemas de última geração, criados com tecnologia de Inteligência Artificial (IoT). Entre os destaques estão IVigilant, Atria, Criquet e Sico2.

O IVigilant, utilizado com o software de engenharia e gestão Genesis, é um aparelho de monitoramento remoto e autônomo do edifício hospitalar. Utilizando tecnologias como Cloud e IBM Watson, o IVigilant faz todo o trabalho de monitoramento de redes de gases medicinais, temperaturas, presença, luminosidade, fumaça, poeira e mais 10 parâmetros físicos, de forma assertiva. Com o IVigilant, o usuário passa a ter uma central de controle, recebendo alertas em tempo real por e-mail e pelo SMS.

O IVigilant também permite às equipes técnicas e médicas controlar o ar-condicionado e a energia do ambiente, além de evitar a entrada de poeira, mantendo a sala limpa e fora de riscos. Atualmente, esse equipamento está em operação em vários hospitais do Brasil, dentre eles o Instituto do Coração (Incor), na versão IVigilant-V, que controla temperatura e abertura de portas das câmaras de conservação de amostras laboratoriais e tecidos humanos. O modelo IVigilant-P, para controle de gases medicinais, é utilizado no Centro de Pesquisa Prof. Dr. Fúlvio Pileggi e no Centro de Atenção Integral  à Saúde da Mulher (CAISM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Outro equipamento que o público poderá ver de perto é o Atria, desenvolvido para realizar gestão de chamadas entre paciente e enfermeira. Com o Atria, o hospital consegue melhorar a comunicação, por meio de conexão integrada sem fio, com solução visual e comunicação viva voz por tecnologia VOIP (voz sobre IP). Com o monitoramento de cada chamada e da visita de cada colaborador no leito é possível melhorar a gestão de leitos, evitar desperdícios e atender os padrões nacionais e internacionais de qualidade. 

Ainda seguindo o desenvolvimento de IoT (sigla em inglês para internet das coisas), a Biocam vai apresentar a solução Criquet Beacon e Criquet RFID, que rodam com o sistema GenesisOs beacons são pequenos dispositivos IoT, com tecnologia BLE (bluetooth low energy) que, entre outras funcionalidades, permitem compor soluções de localização em tempo real de equipamentos e pessoas em ambientes internos a um custo acessível. Os dispositivos são colocados nos equipamentos médicos ou em crachás ativos e enviam os sinais para leitores (antenas IoT) instalados nas dependências internas do estabelecimento. 

Essa nova tecnologia, já em uso pela Santa Casa de Valinhos de forma integrada ao Sistema de Engenharia Cognitiva Genesis, permite aos médicos e gestores identificarem, em tempo real, qual o estoque de cada produto e onde se encontra cada equipamento dentro da instituição hospitalar. Com isso, o hospital ganha tempo na localização dos aparelhos e reduz desperdício, uma meta cada vez mais necessária para uma gestão eficiente.

O Sico2 (Sistema de Insuflação de CO2) é um equipamento utilizado em exames de colonoscopia e gastroplastia. O dióxido de carbono possui fácil absorção pelos tecidos internos do organismo. O Sico2 tem a vantagem de diminuir o desconforto pós-exame. Para os hospitais e clínicas médicas, esse aparelho otimiza o tempo do paciente na recuperação pós-exame, reduzindo filas e aumentando a realização de exames em menor tempo.

A Válvula Max-V Plus é utilizada para regulação de gases medicinais dentro dos hospitais. Trata-se de um exclusivo sistema de fechamento rápido, com leitura a distancia, com capa emborrachada e ideal para uso em posto com fluxo acima de 200l/min.

A Biocam Equipamento Médico Hospitalar ocupara o estande da Associação de Fornecedores de Saúde (AFS), na Rua 13 - 70 Verde, com seus equipamentos de infraestrutura Hospitalar. No espaço reservado para tecnologia hospitalar, na Rua 20-71 Vermelho, a Biocam e a Genesis estarão expondo o Sistema Genesis com Inteligência Artificial um sistema totalmente cognitivo integrado com os dispositivos IoT (internet das coisas) da Biocam.  O visitante poderá interagir com o Criquet Beacon  e conhecer sua funcionalidade.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar